5 Dicas para parar de procrastinar

maio 27, 2018


Domingo é dia de falar sobre estudos. Entretanto, o tema de hoje vai servir não só para os estudos, como também para qualquer atividade na vida. Eu acredito que todo mundo possui aqueles afazeres desagradáveis ou que não sente um pingo de vontade de começar e, por isso, entra num grade período de procrastinação.

Por isso, esse post é para você que tá procrastinando um trabalho, uma matéria da faculdade, os estudos de idioma ou, até mesmo, o seu estudo para concursos! Vamos conversar sobre algumas dicas para finalizar esse ciclo!

Estou lendo um livro sobre produtividade e, em determinado momento da narrativa o autor comenta que procrastinar, na verdade, nos deixa ainda mais ansiosos. A atividade que você vive postergando vira aquele elefante cor de rosa no meio da sua vida e sempre que você se lembra e vai empurrado com a barriga, acaba te colocando em maior ansiedade do que se você superasse o obstáculo e concluísse logo.

Me identifiquei com o que li e reconheci que isso realmente acontece demais comigo. Ocorre que a gente já sabe que o melhor caminho é vencer o que quer que nos esteja impedindo e realizar logo. Só que o caminho prático não é tão simples assim. Por isso, na semana passada eu fiz alguns testes

Eu tinha uma atividade que estava procrastinando há tempos e comecei a pensar o que eu poderia fazer pra me auxiliar nessa situação, o que poderia me ajudar a concluí-la. Testei algumas coisas e antes do meio da semana eu já tinha concluído a atividade e isso me deixou bem feliz. Foi por esta razão que eu decidi fazer esse post, pra contar as dicas que me ajudaram a terminar o ciclo de procrastinação.


ESTIPULAR PRAZO PARA CONCLUIR!

Sei que tem gente que odeia trabalhar com a pressão de ter data marcada para entregar algo. Entretanto, ter tempo determinado para atividades faz parte da vida. Fomos criados assim, cada aula da escola tem tempo de duração, os trabalhos devem ser entregues em certo prazo, as provas tem data certa e duram por um certo período. Na vida adulta, da mesma forma, temos trabalhos pra entregar naquele dia específico, os boletos tem prazo e essa é a ordem da vida!

Acho que justamente por isso, a primeira coisa que eu fiz foi estipular um prazo. Na segunda feira, anotei que terminaria  esse trabalho até a quarta feira, que é o meio da semana. Não queria me permitir ficar a semana toda enrolando pra fazer e continuar sempre nesse ciclo. Anotei como meta da quarta feira a entrega desse trabalho e, na terça, ele já estava pronto.

Colocar um prazo, fez com que aquele compromisso se tornasse real e impediu que eu continuasse fingindo que ele não existia. Mesmo que você vá realizar algo que ninguém vai te cobrar, estipule um prazo, crie um compromisso com aquilo para que você sinta que não é possível permanecer na procrastinação.


AFASTAR DE TODAS AS DISTRAÇÕES

Estipulado o seu prazo para realizar a atividade, vamos partir de forma mais precisa para o momento de realizá-la. A verdade é que, se você deseja parar de procrastinar, é porque a atividade a ser realizada não é das mais agradáveis. Portanto, ainda que você decida mesmo cumprí-la, é muito fácil se distrair tudo ao seu redor e, inclusive, com o seu celular e redes sociais.

Portanto, se possível, desligue a internet do seu celular. Se não for o suficiente, deixe-o em outro cômodo. Tente se livrar de outras distrações possíveis também, procure um local silencioso, caso a atividade em questão exija concentração. De qualquer forma, independente de qual meta você precise cumprir, procure um ambiente que favoreça a realização da sua função e que não tenha tantas distrações.

Foi isso que eu fiz na minha experiência da semana passada. Desliguei a internet do celular, entrei para o quarto, fechei a porta, abri o notebook em completo silêncio e me comecei de fato a cumprir o prazo que eu tinha estabelecido.


PERMANECER COMPLETAMENTE FOCADO NAQUELA ATIVIDADE QUE PRECISA SER CUMPRIDA

Pode ser que você já tenha se livrado do celular e de todas as outras distrações mas, ainda assim, sua mente continua divagando por aí e te impedindo de seguir o planejamento. Nesses casos, você vai precisar de alguns auxílios para se manter focado

Algumas pessoas indicam meditação ou qualquer atividade que libere a sua mente de todos os pensamentos. No meu caso, eu uso o aplicativo Sons de Chuva, que resolveu como mágica o meu problema de foco. Contei tudo sobre isso pra vocês no post de domingo passado sobre como recuperar o foco e você pode ler aqui.

Foi exatamente assim que eu concluí a atividade que eu estava procrastinando. Após desligar a internet do celular e me isolar, coloquei os fones no ouvido com o melhor som pra mim lá no app e permaneci bastante focada.


EVITE REALIZAR MULTITAREFAS 

Existe muita pesquisa envolvendo multitarefas e produtividade. Boa parte delas afirmam que realizar muitas coisas ao mesmo tempo pode não ser tão produtivo quanto parece, justamente pelo fato de a pessoa não conseguir concluir nenhuma delas.

No caso específico do post de hoje, como eu já disse, você vai estar se propondo a fazer algo que não necessariamente te agrada, então, se você combinar isso com muitas outras coisas ao mesmo tempo, é grande a chance de você negligenciar a atividade programada e voltar para a procrastinação.

Portanto, essa dica é um prolongamento da dica anterior sobre se manter focado. Então, iniciada a atividade que estava sendo procrastinada, foque apenas nela, até que ela esteja finalizada ou até concluir o tempo que você estipulou para ela naquele dia.


LEMBRA DA TÉCNICA POMODORO? ELA PODE TE AJUDAR AQUI!

Conversamos bastante sobre a técnica pomodoro nesse post aqui. Nele eu expliquei todo o conceito da técnica, de onde ela surgiu, como pode ser adaptada. No caso da procrastinação, esse pode ser um recurso muito favorável, justamente pelo fato de o pomodoro ser composto por momentos de completa atenção e dedicação à tarefa e momentos de descanso.

Assim, fica mai fácil se dispor a fazer algo por um curto período de tempo, com profunda atenção, sabendo que em breve você terá o descanso merecido. A técnica pomodoro traduz bastante essa ideia de compensação que é muito importante quando precisamos fazer tarefas desagradáveis.

Inclusive, para estipular os períodos de foco e descanso da técnica pomodoro, você pode usar um aplicativo muito legal que eu indiquei no post de aplicativos que ajudam a estudar (leia aqui).

Concluindo...

A verdade é que não há muita técnica para parar a procrastinação. Você precisa realmente se dispor a colocar a mão na massa. Entretanto, essas dicas podem tornar o caminho mais fácil. Se você estipular prazos, se livrar das distrações, permanecer focado naquele compromisso, realizando apenas aquela atividade por vez, atribuindo um sistema de compensação para funcionar como combustível, não há razões para que você não consiga finalizar a procrastinação.

Espero que essas dicas tenham sido úteis pra vocês. Escolhi justamente aquilo que tem funcionado pra mim. Me conta nos comentários as experiências de vocês com o tema, eu vou adorar saber.

Créditos - Imagem: Site Hello Big Idea.

Posts relacionados

8 comentários

  1. que boas dicas! acho que eliminar as distrações e ter foco numa atividade sao as melhores formas de realizar de fato algo

    www.tofucolorido.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado. Realmente, foco é tudo pra realizar qualquer atividade!

      Excluir
  2. Oi, Carol! Tudo bem?
    Obrigado pelas dicas! Estou tentando riscar a palavra procrastinar do meu dicionário já faz um tempo kkkk Essa semana mesmo estou cheia de coisas para estudar, vou tentar estipular prazos e manter o foco! bjss
    https://thedesencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero muito que as dicas tenham te ajudado!!! :***

      Excluir
  3. Ótimas dicas!!! Outra coisa que ajuda e focar no objetivo o porque você ta fazendo/tem que fazer isso

    www.yesloucasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Karol, seus posts são muito interessantes. Me identifiquei com o tópico de multitarefas (eu sempre estou fazendo tudo ao mesmo tempo)é um desafio vencer essa mania...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Kelly. Menina, acontece demais comigo. Tô fazendo uma coisa e do nada lembro de outra e já quero fazer também. Enfim... é um super desafio!

      Excluir