3 aplicativos para te ajudar na hora de estudar (e algumas dicas para mudar sua vida)

maio 06, 2018


A gente sabe que o celular pode ser nosso grande inimigo na hora de estudar, porque nele estão as nossas maiores distrações. Entretanto, nada nesse mundo é completamente ruim e nada é completamente bom. Se você souber usar, o celular pode ser uma grande ferramenta na hora do estudo e hoje nós vamos ver como isso é possível.

Durante essa minha preparação para concursos, tenho aprendido muitas coisas e uma delas tem sido como utilizar o celular a meu favor. Por isso, vim contar pra vocês 4 aplicativos que me ajudam bastante na hora de estudar, seja para organizar os estudos, seja para analisar o conteúdo estudado ou ainda para manter o foco.

Vamos a eles!

1. FOREST


Estão lembrados da técnica incrível da semana passada? Se você não leu o post sobre Técnica Pomodoro, clica aqui e dá uma lida. Nós conversamos sobre como o Pomodoro é perfeito para os estudos em geral e, principalmente, para os concursos públicos. Falei, inclusive, como adaptar essa técnica para a sua realidade e como eu tinha feito para mim.

A verdade é que só foi possível aplicar da melhor forma esse método depois que eu conheci o Forest, esse app de interface linda, com ideal mais lindo ainda e que foi uma adição maravilhosa na minha vida. O Forest funciona como um cronômetro! Você estipula o tempo em que deseja permanecer focado e aperta iniciar. Durante aquele tempo, ele vai plantando uma árvore para o seu jardim.

O mais incrível é que se você usar o celular para qualquer outra coisa, a sua árvore MORRE! Não é genial? A gente não quer matar árvores (risos) e não queremos um jardim cheia de galhos vazios, então ele vai te ajudar a se manter completamente focado naquele momento.

Ele aplica perfeitamente a Técnica Pomodoro porque você estipula o período de foco e depois o período de intervalo. No final do dia, seu jardim pode estar cheio de árvores e plantinhas, o que significa que você teve um dia muito produtivo! Ele é lindo, de uma criatividade e funcionalidade absurdas. Baixem!!!

2. APROVADO


O Aprovado é um aplicativo essencial no estudo para concurso público, na minha opinião. Ele te permite fazer uma coisa MUITO interessante que é mapear todo o seu estudo, de forma que você consegue ver no final da semana, mês ou no total de dias que está usando o app, diversos gráficos que mostram quantas horas você gastou em cada matéria ou atividade.

Ele funciona assim: você cadastra as matérias que vai estudar, escolhe cores pra ela e as peculiaridades de cada assunto dentro daquela matéria (se quiser). Ao iniciar o estudo, você entra no app e inicia a atividade daquela matéria e ele vai contando no cronômetro. Quando mudar de matéria, faz de novo. No final do dia, você tem um gráfico de quantas horas gastou em cada matéria, qual assunto e tudo mais.

Pode parecer besteira, mas vou te explicar como isso me ajudou. Já contei várias vezes aqui sobre aquela prova que eu fiz e que eu tinha pouco tempo para estudar (se você não leu todos os posts sobre concurso, você pode ver todos eles aqui). Quando eu comecei a usar esse app, sempre olhava no final do mês como estava o gráfico daquele mês. Resultado: como eu só tive dois meses, quando cheguei no segundo, vi que das 100 horas que eu tinha estudado no primeiro mês, menos de 10h tinha sido de lei seca.

O que ele me permitiu fazer? Enxergar de forma muito clara no gráfico pizza o que eu já tinha estudado demais e o que estava pendente. No mês que antecedeu a prova, eu estudei quase 150h e boa parte foi de lei seca e questões e isso me salvou no dia do concursoEntão, poder mapear todo o seu estudo, podendo perceber de forma clara quantas horas você tem dedicado a cada matéria é um benefício precioso!

DICA DE USO: Eu não estou usando o cronômetro do Aprovado durante meu estudo! Você consegue cadastrar o tempo de estudo da matéria depois, sem necessariamente deixar o cronômetro rodando. Eu uso o cronômetro do Forest, por causa do Pomodoro. Depois só passo para o Aprovado o número de horas certinho de cada matéria para ver o gráfico. Então, dá sim e é bem fácil combinar os dois apps.


3. PARTIU REVISAR


Revisão é um tema polêmico no mundo dos concursos. Há quem ame, há quem odeie (eu!), mas todos sabemos que ela é indispensável para que o conteúdo estudado não seja esquecido. Esse é um app em que você pode cadastrar o assunto que estudou, cadastrar um método de revisão e ele vai te lembrar o dia certinho que você precisa revisar determinada matéria. É um primor!

Ele já vem com aquele método de revisão de 1,7,15,30 dias. No meu caso, isso não funciona. Detesto esse método e não tem quem me faça revisar dessa forma. Já tentei, foi uma tortura e decidi que não dá. O que é legal no Partiu Revisar é que você pode cadastrar seu método. Então, se você quiser revisar esse conteúdo depois de 30 dias apenas, você marca lá e ele vai te avisar. Então, meus amigos, o app é sucesso garantido para você não esquecer suas revisões.

Esse foi o post de hoje, pessoal! O que fica aqui como DICA no conjunto dos três apps é que o controle do tempo e o gerenciamento desse tempo de estudo destinado a cada matéria é o que vai te ajudar a errar menos, a enxergar o que falta revisar, qual matéria dedicar mais tempo e como usar esse tempo com foco e sem maiores distrações. Isso é o que esses 3 apps te proporcionam.

No Forest você vai conseguir estudar com foco, sem se distrair com o celular, determinando qual seu tempo de estudo e qual o seu tempo de descanso. No Aprovado, você vai gerenciar seu tempo de estudo, observar quais as partes precisam de mais atenção e conseguir ver de forma muito clara onde estão as deficiências que você precisa reparar. Por último, o Partiu Revisar cuida de um dos aspectos mais importantes do estudo que é o momento de revisão. Não importa qual o seu método, ele vai te ajudar a organizá-lo.

Espero que eles sejam úteis para vocês como foi pra mim! Beijos no coração...

Posts relacionados

2 comentários

  1. migaaaa, que lindooooo
    https://rainhaurbana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk lindo o que, minha flor? Os aplicativos?? Hahahaha

      Excluir