Traçando metas possíveis já: 3 dicas para você conseguir

abril 25, 2018


A semana está voando, já é quarta-feira e pode ser que você esteja com dificuldades de traçar metas possíveis para cumprir. Já conversamos muito sobre isso aqui e lá no instagram (@karolgoncalvesblog) e nós sabemos que conseguir estabelecer tarefas possíveis de serem realizadas em determinado período de tempo talvez seja o primeiro passo para se organizar melhor.

Da mesma forma, quando você estabelece metas que são impossíveis de cumprir no tempo que você estipulou, é muito fácil se sentir frustrado, achar que você não consegue se organizar e desistir desse estilo de vida. Pra evitar que isso aconteça, vamos conversar sobre 3 dicas ESSENCIAIS para que você consiga estabelecer metas que são possíveis de serem cumpridas e, com isso, consiga se organizar melhor,


1. CONHEÇA SEU TEMPO!

No último post sobre organização, conversamos sobre dicas práticas para dar início a uma vida organizada (veja esse post aqui) e a primeira dica dele foi, em resumo, para você usar seu tempo e dedicar para que organização vire hábito na sua vida. Usar o tempo, como eu disse, significa separar um horário para estabelecer tudo que você vai fazer. Eu disse, ainda, que faço isso no final do dia e estipulo todas as atividades do dia seguinte.

Pois bem, é exatamente neste momento de organizar o dia seguinte que você precisa conhecer o seu tempo. E quado digo conhecer, significa não só saber tudo que precisa ser feito no dia seguinte, como também saber o tempo médio que você vai utilizar em casa atividade.

Vamos a um exemplo: suponhamos que você tenha um trabalho para finalizar, contas para pagar, uma consulta médica e uma prova para estudar. Você deve estipular mais ou menos o tempo necessário para cada uma dessas atividades. 

Então, para a consulta você separa 2 horas (1h para deslocamento e possibilidade de atraso do médico e 1h  para o procedimento da consulta mesmo). Talvez você precise de mais 1 hora para ir ao banco, pegar fila, pagar contas. Pode ser que seu trabalho leve 3 horas para ser finalizado e você precise de mais 3 horas de estudo. Assim, você já tem uma noção de que essas atividades vão ocupar boa parte do seu dia e na hora de estipular as metas você entende que deve parar por aí, pois se adicionair mais coisas, provavelmente você não vai conseguir cumpri-las.

Conhecer seu tempo nada mais é do que criar um panorama do seu dia, com uma noção de tudo que precisa ser feito e do tempo necessário para fazer. Se determinada atividade pode ser realizada em outro dia e o tempo hábil daquele dia já foi ocupado, é melhor você realocar a função. Dessa forma, você vai conseguir cumprir tudo que estipula, porque você já tem um conhecimento de até onde pode ir no momento de estipular suas atividades.


2. MENOS É MAIS!

Pode acontecer de você terminar de escrever as metas do dia seguinte, olhar pra elas e pensar: nossa, está muito pouco, está muito fácil! Isso acontece sempre comigo. Quando fui estipular as metas de ontem mesmo, coloquei lá a listinha - milagre da manhã, escrever post no blog, concluir um texto de trabalho, estudar, publicar e divulgar o post. Só isso! Só que apareceu tanta coisa no meio do caminho, o trabalho demorou mais que o esperado... enfim, deu 23h e eu ainda estava toda enrolada.

Então, a dica de hoje é: menos é mais. Significa que você precisa ter calma na hora de escrever suas metas, ter racionalidade e, com base na dica 1, conhecer seu tempo e escrever apenas o que dá pra fazer. Ainda que você tenha a impressão de que está pouco, de que dê pra fazer mais, comece com pouco.

Claro que se você concluir tudo que escreveu, você pode utilizar o tempo restante para designar novas metas. Mas você percebe a diferença que vai fazer na sua cabeça? É muito mais agradável ver que concluiu tudo e adicionar tarefas, do que olhar para um papel cheio de coisas pra fazer e, com o decurso do dia, perceber que não vai dar conta e ficar frustrado.


3. ANALISE SUAS PRIORIDADES!

Existem atividades inadiáveis e outras que podem ser realocadas. Para você conseguir estipular metas possíveis e atingir níveis altos de organização pessoal, você vai precisar analisar suas prioridades, saber dosar a importância de cada tarefa. É fácil fazer isso com compromissos que já possuam data fixa. Se você é advogado e tem prazos ou se tem contas pra pagar que não podem passar do dia do vencimento, você sabe que aquele prazo final PRECISA ser cumprido.

Entretanto, existem tarefas em que esse senso de prazo de validade não é tão aguçado. Nessas atividades você precisa de um cuidado maior para distribuí-las. Se você vai marcar uma consulta, por exemplo, olhe pra sua semana, analise as prioridades de cada dia e tente marcar para um dia em que os prazos fixos não são tantos.

Da mesma forma, se você tem um trabalho para entregar daqui a uma semana, mas a data do vencimento dele é um dia cheio de outras atividades inadiáveis, ele acaba se tornando uma meta que precisa ser cumprida antes, justamente para não bagunçar os outros dias.

Então, essa dica acaba sendo uma extensão da primeira e da segunda! Conheça suas metas, quais são intransponíveis e quais são realocáveis. Saiba o que você pode mexer e o que é inadiável. Assim, você vai estipular cada uma de acordo com a sua necessidade, sem colocar muita coisa em um dia cheio, pouca coisa em dias vazios.

Quando você conhece o tempo que possui, o tempo que você leva para realizar suas metas e, principalmente, quando você conhece as suas metas, suas prioridades e você não exagera na hora de estipulá-las, sem dúvidas você conseguirá traçar atividades possíveis de serem realizadas. Espero que esse post tenha sido esclarecedor e te ajude na hora de se organizar!

Posts relacionados

4 comentários

  1. Dicas maravilhosas.
    Eu sofria muito com a falta de organização (não que eu tenha me tornado a pessoa mais organizada do mundo) e agora consigo anotar e definir as prioridades. Isso faz com que o dia se torne mais produtivo e menos estressante, pois sempre me sentia frustrada quando não conseguia cumprir todas as metas..

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por ler e comentar! Pois é, organização muda tudo e ajuda muito não é mesmo??

      Excluir
  2. Olá
    Eu sempre estipulo metas pra tudo na minha vida. Costumo organizar elas por ordem de prioridade. Estipular o tempo que vai levar é muito bom também. Ajuda super.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, estipular metas e o tempo ajuda demais!!!

      Excluir