3 dicas para dar início a uma vida organizada

abril 18, 2018


No último post sobre organização, eu mostrei como funciona a minha organização, fotografei meus planners, expliquei como eu uso cada um... enfim, fiz um relato geral da minha forma de me organizar (você pode ser esse post aqui).

Desde então, eu comecei a pensar que seria interessante falar sobre alguns passos iniciais para começar a se organizar. Inclusive, recebi comentário no último post e a pessoa falava que gostaria de ser organizada assim, mas que não consegue. Gente, organização é hábito e exercício diário (essa inclusive é a primeira dica) e vocês vão ver que dá pra todo mundo, desde que seja um estilo de vida que você queira adotar.

Sempre fui uma grande incentivadora de as pessoas se organizarem melhor e espero sinceramente que esse post te ajude a dar início a uma vida mais organizada, porque isso vai te auxiliar em todos os aspectos, áreas e necessidades que você possuir. Então, vamos às dicas!


ORGANIZAÇÃO É HÁBITO E EXERCÍCIO DIÁRIO, PORTANTO VOCÊ PRECISA SE DEDICAR E USAR SEU TEMPO!


Assim como qualquer outra atividade ou hábito que você queira desenvolver, para se organizar você também vai precisar dedicar um pouco do seu tempo para que essa atividade se torne algo inerente à sua vida. Então, você vai precisar separar um período para pensar na organização, pensar em como você pretende fazer isso e o que funcionará bem para você.

Decidida qual será sua forma de se organizar, seja através de um planner, seja por aplicativos no celular ou qualquer outro meio, você vai precisar de pelo menos um tempo diário e um semanal para estruturar a sua organização. Não precisa ser muito tempo não, gente!

Pegue a minha rotina como exemplo. Vocês viram no post sobre meus planners que eu tiro um tempo TODOS OS DIAS para organizar as minhas atividades do dia seguinte. Geralmente, é a última coisa que eu faço no dia e isso me auxilia muito quando acordo no dia seguinte, porque assim eu já sei exatamente o que preciso fazer!

Claro que um tempo pra organizar a semana inteira também é bastante precioso. Geralmente eu faço isso aos domingos no período da noite. Quando eu chego do culto, vou direto para o planner, faço a organização normal da segunda feira e, além disso, anoto todos os outros compromissos que eu já sei que são fixos para aquela semana

No segundo planner, que é o de estudos, como vocês viram no post passado, eu organizo todo o meu plano de estudo para a semana, com lista de tudo que eu preciso ler, todas as aulas que eu preciso assistir e as metas diárias também!

Aproveito pra colorir o planner, decorar, porque acho bem divertido e atrativo pensar em organização e ter coisinhas coloridas e decoradas para auxiliar no processo. Claro que isso é muito pessoal e você não precisa de forma alguma fazer se esse não for seu perfil.

Em resumo, essa primeira dica serve pra te fazer entender que se organizar também é uma atividade e para colocá-la em prática você vai precisar dedicar parte do seu tempo. Com um pequeno período diário destinado a esse tema, você vai conseguir estruturar tudo que precisa fazer e seu tempo vai ser muito otimizado, já que você já vai saber exatamente o que fazer!


ENTENDA O PODER DAS LISTAS DE ATIVIDADES (TO DO LIST)

Uma TO DO LIST, é uma listinha com todas as atividades que você precisa realizar em determinado período, seja naquele dia, seja naquela semana, no mês, ou como você achar melhor para você. De qualquer forma, as listas te vão te ajudar a manter em perspectiva tudo que você precisa fazer. 

Te digo isso, por que é muito fácil se perder quando você tem um monte de coisa pra fazer e as listas não só te lembram do que você precisa fazer, como também auxiliam na determinação das prioridades. Então, fazer listas é um caminho de vitória (risos).

Eu geralmente faço as minhas listas de trabalho e de estudo. Então, no planner de estudos eu listo todos os textos que eu preciso ler naquela semana, em ordem de prioridade e todas as atividades que eu preciso fazer. Da mesma forma, no planner de trabalho, eu colo um post it com todas as petições, todos os prazos, audiências e os posts aqui do blog que eu preciso fazer naquela semana.

Repare que as listas são para compromissos que não podem ser remanejados, são compromissos fixos que dependem unicamente da sua ação. Você sabe que eles aquelas atividades, em ordem de prioridade, precisam ser realizadas naquele período e só de olhar a lista você já lembra da importância de cada atividade e pode distribuí-las durante a semana.

Então, fazer listas reforça a importância daquela tarefa, a prioridade dela diante das outras tarefas e a certeza de que ela não será esquecida. Logo, é um aspecto que ai facilitar a sua vida quando você quiser se organizar melhor.

Lembre-se: você pode fazer listas de QUALQUER coisa. Eu, por exemplo, faço listas dos trabalhos que eu tenho que concluir, dos posts que eu tenho que postar na semana, dos textos que eu tenho que ler para a especialização. Quando necessário, faço listas de comprar para ir no mercado, listas de coisas que tenho que resolver na rua para não esquecer nada... É um caminho sem volta, queridos, mas que só vai te ajudar!


TENHA ATENÇÃO COM A LOGÍSTICA DAS ATIVIDADES E A OTIMIZAÇÃO DO TEMPO!

Para finalizar, queridos, aí vai uma dica prática que pode te ajudar muito! Você precisa se lembrar de organizar suas atividades de modo a encontrar a logística que te auxilie na otimização do tempo. Vou te dar alguns exemplos pra facilitar a compreensão.

Se você tem atividades para serem cumpridas em casa e outras para serem realizadas fora de casa, procure agrupar as que devem ser feitas no mesmo local. Então, se você está em casa de manhã, tente agrupar tudo ou boa parte do que você precisa fazer pela manhã e quando você sair, procure realizar tudo que é essencial fazer na rua. E nesse aspecto as suas listas vão te ajudar.

Suponhamos, então, que você tem dentista no período da tarde e precisa fazer mercado também. Ao invés de ocupar turnos distintos com essas atividades, procure deixá-las bem próximas. Observe também se você não tem atividades na rua agendadas para os outros dias da semana. Caso você tenha, procure colocar no mesmo dia do dentista e do mercado, por exemplo. Assim, você não só economiza tempo como gasolina, disposição, energia e dinheiro!

A verdade é que essa dica advém diretamente das outras. A partir do momento que você organizou a sua semana, criou as listas de afazeres da semana, você vai conseguir distribuir as atividades com logística suficiente para te economizar bastante tempo.

Observem o meu exemplo de hoje. Tenho dentista às 9h. Já aproveitei e marquei horário no salão às 10:30h pra já sair de um e seguir para o outro. Depois, já vou no mercado, na papelaria e amolar meu alicate. Quando voltar da rua, tudo terá sido feito e eu estarei livre para me dedicar às atividades que serão realizadas em casa.

Lembrado que, até o horário do dentista, eu estipulei metas curtas que podem ser concluídas nesse tempinho curto da manhã sem que fique pendente pra mais tarde. Então, estou escrevendo esse post, vou ver um vídeo curtinho da pós e nisso já vou adiantando meu dia!

Então, a palavra de ordem é distribuir bem as atividades dentro do tempo que possui, aproveitando cada período do seu dia.

Pessoal, essas são as dicas que eu considero essencial para dar o ponta pé inicial num estilo de vida organizado. Então, se você dedicar um tempo do seu dia para organizar sua vida, estipular suas atividades, criar listas que vão te auxiliar nas prioridades e posicionar tudo de forma a aproveitar bem o seu tempo você já anda umas 10 casas no jogo da organização. Espero que este seja um post útil! Beijos no coração...

Posts relacionados

3 comentários

  1. Desandei absurdamente com minhas listas. Pior que está dando agonia e fico pensando nas milhões de coisas programadas sem de fato fazer nada! Acho que Rômulo pirando com isso!

    Desânimo! Principalmente para por as matérias do pré em dia e fazer as redações com temas Charles se
    Beijos.

    www.alempaginas.com
    @alempaginas IG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu usei outros tipos de organização eu tb ficava bem ansiosa vendo as coisas que eu precisava fazer sabe? Mas as listas me ajudam muito. Prova de que organização é uma coisa bem pessoal ne?
      Obrigada por comentae. Beijosss.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir