Primeiro mês de Milagre da Manhã: benefícios, dificuldades e curiosidades

abril 20, 2018


Um fato curioso sobre Miracle Morning, 5 AM Club e esses projetos que mudam a sua vida é que você não consegue parar de falar sobre eles. Por isso, vocês piscaram e eu já estou falando sobre isso de novo. Acontece que ontem, dia 19, fez um mês que eu comecei a acordar às 5 da manhã por livre e espontânea vontade e, depois desse período, já tenho algumas considerações mais firmes para fazer sobre o tema.

Pra quem não está familiarizado com o assunto, o Milagre da Manhã é um projeto criado por Hal Elrod para acordar cedo, atingir altos níveis de produtividade e crescimento pessoal. Fiz a resenha do livro, estruturando todos os passos do projeto aqui e falei sobre as duas primeiras semanas do projeto aqui.   

Quem me acompanha pelo Instagram (@karolgoncalvesblog), tem visto a minha rotina completa nos stories, da hora que eu acordo, o ritual do milagre da manhã, meus trabalhos, estudos, até a hora que eu vou dormir. Então, os seguidores do perfil têm overdose de MM todos os dias.

De qualquer forma, com o avanço do projeto e a possibilidade de criar uma rotina, nós conseguimos entender alguns benefícios, passamos a entender as dificuldades e percebemos muitos aspectos curiosos quando estamos tentando criar novos hábitos. E é disso que eu vou falar hoje!


BENEFÍCIOS

Depois de um mês, fica muito mais claro quais são os benefícios de acordar cedo e criar um compromisso consigo. Em verdade, esse foi o primeiro fator que ficou muito claro. Esse é um projeto que você faz de você para você. Os benefícios são próprios, não é algo que você faz para outra pessoa. É um encontro consigo todos os dias no silêncio.

Ah, o silêncio... Vocês lembram qual foi a última vez que você acordou e teve um tempo em silêncio para processar todos os seus pensamentos, olhar para dentro de si, agradecer? Gente, o silêncio é uma preciosidade tão rara hoje! É uma das minhas partes preferidas do MM. Sentar no sofá, fechar os olhos, meditar, fazer orações, como se o tempo tivesse parado só pra você.

No meu caso, aproveito o milagre da manhã não só para ter um encontro comigo, como para ter um encontro com Deus. E gente, que manhãs poderosas e abençoadas eu estou tendo. Faço minhas orações, converso com Deus, entrego a Ele meu dia, meus anseios, toda a minha família, os meus sonhos e é uma conversa demorada. Ficamos ali, eu de joelhos, conversando com o Pai. Momento poderosíssimo que faz todo o meu dia valer a pena. Depois faço a minha leitura da Bília que também só traz benefícios. Enquanto isso, coloco louvores e aproveito mais um pouco meu momento com Deus.

Por último, respondo a pergunta do dia no meu livrinho "Uma Pergunta por Dia" e passo para a leitura de um capítulo do livro de literatura que estou lendo no momento. Por fim, sento para escrever o post do dia aqui no blog. 

Então, acredito que o benefício principal seja você conseguir dedicar tempo para aquelas coisas que você não teria se estivesse dormindo ou se deixasse pra depois. É fato, se eu não leio a Bíblia ou meu livro naquele momento da manhã, dificilmente vou encontrar tempo no restante do dia! Por isso o MM é tão especial. Ele nos ajuda a resgatar coisas que nos fazem bem, que gostamos de fazer e que geralmente não conseguiríamos realizar por causa da correria do dia a dia.

Pra mim, os benefícios estão em ter meu momento com Deus, ler minha Bíblia, me dedicar um pouco à literatura, escrever o post para o blog, entrar no Pinterest para me inspirar na escrita e escolher fotos para o blog. Consigo fazer tudo isso antes das 7 da manhã! Chega a ser inacreditável. E, por isso, estou em dias com minhas leituras, estou bem mais próxima de Deus, estou escrevendo aqui no blog todos os dias e o principal: estou me sentindo bem comigo.

Esses são os meus benefícios, mas tem um que eu acredito que seja geral e parece até um milagre. Com o MM você passa a acreditar que tudo é possível. Juro, gente. Ele muda a sua mente também. Você se vê acordando às 5 da manhã com a impressão magnífica de que você tem todo o dia pela frente, que vai dar tempo de fazer tudo que precisa. É incrível!


DIFICULDADES


Não são tantas quanto os benefícios, ainda bem! Mas, depois de um mês, a dificuldade ainda é o sono. Não sei se já deveria ter virado hábito e já era pra ter ficado mais fácil, mas ainda tem sido difícil levantar quando o despertador toca.

Depois que eu acordo mesmo, levanto, escovo os dentes, lavo o rosto e vou fazer minhas orações, fica tudo bem. Acontece que tenho dois picos de sono depois. Em torno de 9 da manhã e depois do almoço. Gente, aí começa a luta. Nesses dois horários fica bem difícil. O de 9 horas fica pior quando estou estudando, acho que pela natureza da atividade mesmo!

Por sua vez, o sono depois do almoço acontece todo santo dia e, por enquanto, estou trabalhando em casa, o que dificulta um pouco mais. Quando você está longe da sua cama, você sabe que não tem muito jeito, mas trabalhando em casa é bem difícil de controlar o sono. Por conta disso, aumentei a quantidade de café na minha vida e estou tentando me adaptar!

Outro ponto diz respeito ao final de semana. Durante o livro, Hal conta que ele começou esse projeto apenas durante a semana, mas depois viu que fez tão bem a ele, que passou a ser algo de todos os dias. Realmente, o MM possui muitos benefícios, mas quando chega a sexta feira eu estou com tanta vontade de dormir no sábado que não estou acordando às 5 no final de semana.

Não estou me cobrando o compromisso de acordar TODOS OS DIAS às 5. Mas estou querendo mostrar pra vocês que acordar ainda é a minha maior dificuldade e os picos de sono durante o dia também! Por isso, um mês depois ainda estou tentando ajustar essas arestas!


CURIOSIDADES

Existem alguns mistérios muito incríveis em torno do Milagre da Manhã que, na verdade, são expressões do poder da nossa mente, que muita vezes esquecemos que está lá! Converso bastante com uma amiga que também está fazendo o MM e o mesmo acontece com ela. Vou te dar alguns exemplos!

No livro, o Hal fala que você precisa escrever no dia anterior tudo que vai fazer e mentalizar que você vai dormir o suficiente, não vai estar se sentindo exausto no outro dia, que você vai cumprir todas as obrigações necessárias e tal. Ele sugere que você se coloque a visualizar o seu dia seguinte como um dia de sucesso e produtividade, porque assim sua mente vai aceitar que realmente vai ser assim.

Eu sou a prova viva de que isso funciona. É inacreditável como o MM nos faz testar o poder da nossa mente. Quando eu faço a visualização antes de dormir, preparo a minha mente, o outro dia flui muito melhor. Claro que o ato de acordar continua sendo uma dificuldade, mas nos dias em que eu faço o exercício, até essa dificuldade é amenizada. Em geral, todas as metas do dia fluem com muita facilidade. Surreal!

Outro ponto muito curioso é: mesmo com a dificuldade de acordar, tenho muito mais disposição quando acordo às 5 do que nos dias que não conseguo e durmo mais. Essa semana mesmo, teve um dia em que eu acorde às 6, porque perdi o horário. Curiosamente, me senti exausta, acabada, não consegui produzir quase nada.

Então, gente, o que eu queria relatar nesse post é que, além de o MM ser um projeto para resultados externos, relativos à sucesso e produtividade, o bem que ele faz no aspecto interno é inacreditável. O exercício da mente, o poder do silêncio, o encontro consigo. Apesar de ainda estar com dificuldade de lidar com o sono, os benefícios do projeto são infinitamente superiores.

Caso você queira acompanhar mais de perto minha rotina, me segue lá no instagram (@karolgoncalvesblog) e vamos dividir experiências!

Posts relacionados

4 comentários

  1. Nossa, achei interessantíssimo esse projeto. É exatamente algo assim que estou precisando pra minha vida, acordar mais cedo para colocar a rotina em dia. Acho que minha maior dificuldade também seria acordar na hora certinha.

    Sucesso na sua caminhada !

    O Mundo de Eulália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode adaptar para as suas necessidades, acordar um pouco mais tarde, enfim. É super adaptável. Mas tenta, tenho certeza que vai te ajudar!!! Esta sendo essencial na minha vida e organização sabe?

      Excluir
  2. Eu faço o MM desde fevereiro mas me estagnei e parei... Tenho (tinha) a mesma dificuldade que você kkk sonoo.
    E como trabalho de sábado a partir das 8h eu realmente fazia o MM mas de somingo acordava a hora que queria e fazia os exercícios ao longo do dia em que eu praticava o nadismo. Pode ser uma boa ferramenta para você no final de semana.

    Procure esse projeto! É algo como a meditação mas sem jeito certo e errado de fazer. Usava bastante aos domingos!


    Adoro o assunto, passei aqui pq vi sua postagem do livro q amo “uma pergunta por dia” la no insta

    Bjs

    https://perdidanocaos.wordpress.com/


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sono é um problema geral ne? Kkkk Vou procurar mesmo esse projeto que vc falou, mt obrigada pela dica!!!
      P.s. tb amo o livro uma pergunta por dia rs
      Beijos!!!

      Excluir