Há tempo para tudo abaixo do sol (inclusive para assistir Friends)

abril 13, 2018


Temos pressa, certo? Somos a geração do "quero isso pra ontem", somos conhecidos por ter que decidir a profissão antes dos 18, por terminar a faculdade e já querer o retorno financeiro imediatamente, por ter que se formar, casar, ter filhos, encontrar um jeito de ser feliz e de obter sucesso familiar e financeiro, tudo isso antes dos 30.

Na pressa para alcançar algumas coisas, deixamos outras passar diante de nossos próprios olhos e vivemos entre comemorar o que conquistamos e nos despedindo do que queríamos conquistar, mas não conseguimos porque estávamos conquistando as coisas que estamos comemorando. Meio confuso né? A confusão é a gente que faz!

Temos uma lista imensa de sonhos para realizar e sou a favor de partir para realizar todos eles. Entretanto, entre um plano e outro para alcançar seus maiores desejos, a gente costuma achar que temos que fazer TUDO ao mesmo tempo, que temos que concluir mil metas, cumprir trocentos planos e queremos tudo pra já. Esquecemos que não somos máquinas!

Eu falo isso porque eu sou assim! Quero tudo pra já, se deixar eu nem durmo, eu não vivo, porque estou comprometida com tudo que quero fazer. E no trajeto, acabo não fazendo outras coisas de curto prazo que gostaria de ter feito.

Estou dizendo isso pra falar pra você e pra mim uma coisa: CALMA! Descobri esses dias que há tempo pra tudo... Você vai entender!

Um dos meus sonhos é estudar filosofia, entender teorias, ser mais sábia, ter cada vez mais conhecimento sobre o mundo e sobre o homem. Por isso, comecei na PUC uma especialização em Filosofia e Teoria do Direito. Só que a quantidade de conteúdo está tirando a minha paz, porque eu quero ler tudo (e são MUITOS textos), quero ir bem nas provas e atividades e isso tem tomado bastante do meu tempo. Ao mesmo tempo eu quero ler vários livros, escrever no blog, estudar para concurso público, dar aula e ainda tem o trabalho na advocacia.

Em um dos meus momentos de tristeza por perceber que não dá tempo de fazer tudo que eu quero, decidi assistir Friends pra relaxar e colocar a cabeça no lugar!

Me deparei com uma série sobre 6 amigos que estão mais ou menos na minha idade hoje (doces e incertos 25 anos de idade) e que estão tentado lidar com a pilha de dilema que a vida joga na gente! Um deles acabou de se separar da esposa porque ela se descobriu lésbica, mas está grávida dele. Uma delas acabou de deixar o noivo no altar, enquanto a outra é cobrada pela mãe a respeito de quando ela vai casar. Enquanto isso, uma delas tem que aprender a trabalhar e sair da dependência dos pais enquanto a outra quer mais reconhecimento no trabalho.

Os problemas são infinitos e as risadas que você vai dar enquanto assiste são infinitas também. Um episódio pequenino, de apenas 20 minutos me fez pensar que sempre dá pra rir dos nossos descontentamentos, sempre dá pra ser responsável, mas não levar tudo tão a ponta de faca.

Além disso, eu me diverti muito vendo a primeira temporada, que eu acabei AGORINHA e já sentei para escrever esse post. Percebi que a série foi lançada em 1994, 24 anos atrás, quando eu só tinha 1 ano de idade. Acontece que, em 2018, ela ainda é incrível e, mesmo assistindo super atrasada e depois de todo mundo no planeta, foi super divertido e me trouxe belas reflexões também.

Aposto como tem um monte de fã da série que gostaria de passar novamente pela experiência incrível de estar vendo algo maravilhoso pela primeira vez. Então, a verdade é que não importa quando você vai conseguir realizar algo, se você "chegou lá" depois ou antes de alguém. O importante mesmo é você ter a experiência de realizar as coisas que você deseja sem se massacrar no processo.

Há tempo para tudo abaixo do sol. Até pra ver Friends 24 anos depois do lançamento! Há tempo pra ser herói, pra terminar a especialização, pra escolher a profissão dos sonhos, pra ter filhos, pra casar. Um dia você vai sentir falta do processo, então vamos fazer com que ele seja prazeroso e cheio de luz. Não se cobre tanto, faça as coisas a seu tempo. Aproveite e vá ver um episódio de Friends!

Posts relacionados

6 comentários

  1. Olá
    Quando assisti Friends pela primeira vez eu estava assim como você, só que um pouco mais confusa sobre o que eu faria com o resto da minha vida. Eu não tinha ideia da profissão que queria seguir, sempre pensava que era muito dificil escolher algo pra vida toda e a minha mãe fazendo pressão para que eu fosse farmacêutica. E logo eu percebi que sim, mesmo que planejamos a vida as vezes pega a gente de surpresa, assim como Ross se descobriu solteiro e pai e a Rachel largou tudo para ser garçonete para começar se virar, eu sempre tirei várias coisas boas dessa série. Por isso hoje não me cobro tanto e aceito as minhas falhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário lindo! É exatamente a ideia desse post, entender que a gente não precisa se cobrar tanto. Tão legal quando a arte nos permite reflexões tão legais né?

      Excluir
  2. Eu vejo Friends sempre que posso e são ótimos episódios. Sempre caio na gargalhada com eles e acho super legal o laço de amizade que dá até o nome da série. Mesmo com todos os altos e baixos eles continuam lá, dando a mão um para o outro. É uma série que virou até um clássico, e que todas as gerações deveriam parar uns minutos para assistir... =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, todo mundo deveria assistir e tirar boas mensagens. São contar que realmente dá pra dar boas risadas né?

      Excluir
  3. Oieee

    Eu também comecei assistir recentemente "Friends ",na verdade está passando nesse exato momento na TV haha , por isso acabei vindo direto nesse post hehe

    Também estou na crise dos 25 ,parece que eu fui jogada aqui nesse mundo atoa ...Mas como você disse lá no título "Tudo tem o seu tempo" e eu as vezes me repito isso para não ficar desesperada
    haha
    Beijão
    .
    http://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal ver que não foi só eu que começou a assistir a série recentemente!
      Então, acho que Friends ajuda muito nessa fase dos 25 que você se sente meio sem propósito! E é isso mesmo, tudo tem seu tempo. Precisamos manter a calma. E aproveitar pra dar boas risadas com a série!

      Excluir