Esse item de papelaria vai revolucionar sua preparação para concursos

abril 22, 2018


FICHAS! É claro que você já conhece as fichas e provavelmente você já usou ou estudou com fichas. Parece besteira, mas mesmo já conhecendo e usando, me responde algo: você utilizou todo o potencial que as fichas têm para oferecer? Eu descobri na minha primeira preparação pra valer de concurso público que essas fichinhas poderiam me ajudar muito e foi exatamente o que aconteceu. Vou te contar!

Eu sou fascinada por resumo. Sinto que se eu não fizer resumo, eu não estudei direito. Entretanto, eu tenho outra dificuldade: ser objetiva. Se deixar eu vou escrevendo e reescrevendo e o resumo fica gigante o que, claro, não é o objetivo de um resumo.

Como eu contei pra vocês detalhadamente nesse post aqui, eu comecei a estudar para concursos para reunir dois objetivos: ajudar a minha família e me realizar profissionalmente ao mesmo tempo. Como eu estava cheia de problemas em casa, escolhi um concurso que estava para se realizar em apenas 2 meses. 

Eu estava disposta a fazer o necessário para ver a maior parte do conteúdo nesse pequeno período de tempo e, para isso, eu não poderia de maneira alguma perder tempo. Pensei logo que eu teria que mudar a minha modalidade de resumos e criar um material de revisão que pudesse ser feito de forma rápida. Foi aí que, passeando pelos perfis de concurseiros no instagram, vi uma garota mostrando as fichas que ela fazia.

Acontece que ela usava como um apoio só para alguns esquemas e eu precisava de algo para ser usado de forma praticamente integral. Eu não podia fazer em caderno porque era espaço demais para uma pessoa descontrolada (risos). Resolvi testar os resumos em fichas e quanto mais eu usava, mais finalidades eu encontrava para elas, mais formas e jeitos diferentes de usar.

Usei para esquemas, para resumo de conteúdo, para lei seca e, minha gente, superou todas as minhas expectativas. Vou mostrar para vocês tudo isso adiante!

Dentre os benefícios, notei que as fichinhas não tinham espaço para resumos enormes, o que me forçava a ser objetiva. Notei também que as fichas podem ser levadas para QUALQUER lugar. Então, se eu ia fazer um serviço no banco, por exemplo, e pegava fila, aproveitava pra tirar uma fichinha da bolsa e revisar o assunto. 

Por fim, algumas semanas antes da prova, dado início ao período de revisão, elas foram ESSENCIAIS para rever o conteúdo de forma muito rápida. Gente, em meio turno do meu dia eu revisei praticamente o conteúdo inteiro de disciplinas enormes. A otimização do tempo é absurda, sério. Sem contar a melhor parte que foi acertar VÁRIAS questões por causa dos esqueminhas que eu fiz nas fichinhas e li na véspera da prova. No quesito revisão, as fichinhas só potencializam o aprendizado e o estudo!

Então, eu aconselho profundamente que você tente colocar as fichinhas nos seus planos de estudo e eu vou te mostrar agora exatamente como eu fiz as minhas!


FICHAS DE CONTEÚDO!



Para resumir conteúdo advindo de doutrinas, aulas, apostilas, pdf's as fichinhas são muito ideais justamente pelo espaço ser curto e forçar a objetividade do estudante. Por isso, preferi dividir as fichas por temas e em cada espaço destinado a determinado assunto, procurei usar frases curtas, com setas, esquemas e palavras abreviadas.

Além disso, é interessante colocar apenas o estritamente necessário, distribuindo por tópicos e subdivisões daquele tema. No fim você terá um compilado bem reduzido de tudo que é mais importante sobre determinado tema.

No caso de algumas matérias jurídicas, que possuem diversas teorias que precisamos saber, dá pra fazer um comparativo entre teorias, fazer quadros comparativos bem resumidos, você também pode colocar os posicionamentos jurisprudenciais dos Tribunais Superiores. Enfim, dá para ter um agregado das informações fundamentais a respeito de algum assunto relevante na esfera jurídica.

Claro que para as outras áreas do conhecimento, as fichas são igualmente úteis pelos mesmos motivos. São espaços pequenos, fáceis de carregar, essenciais no momento de revisão e consulta do assunto já estudado e só agregam durante os estudos. 


FICHAS PARA MATÉRIAS COM MUITAS REGRAS!


Eu não sei vocês, mas para mim matérias com muitas regras geralmente são mais chatas de estudar. Você precisa se dedicar a cada detalhe daquele conteúdo e, as vezes, as questões cobram muitas regras de uma vez e, se você esquecer alguma, corre sérios riscos de perder a questão.

Esse é o caso de Português, por exemplo. Além de ser uma matéria de extrema importância em TODOS os concursos públicos da vida, possui um conteúdo formado basicamente por inúmeras regrinhas em cada classe gramatical.



Por isso, dividi as fichas por classes. Claro que alguns temas precisaram de mais de uma ficha, isso é inevitável. É o caso dos verbos, por exemplo. É impossível adequar aquela infinidade de regras e ainda as conjugações em uma fichinha apenas. Mas esse aspecto você pode ir dosando de acordo com a sua necessidade.

Distribuídos os temas por classes gramaticais nas fichas, eu basicamente compilei todas as regras importantes, todas as exceções das regras também (porque tem demais) e alguns exemplos de prova e fatores indispensáveis.


FICHAS DE LEI SECA!


Essa talvez tenha sido a melhor ideia que eu já tive na minha vida inteira: esquematizar os artigos mais importantes das leis. A gente já está cansado de saber que prova fechada de concurso é letra fria de lei. Portanto, estamos carecas de saber que NÃO DÁ pra negligenciar o estudo de lei seca numa preparação.

Mas o que fazer com o esquecimento que bate mesmo? Você nunca vai lembrar, meses depois, de uma lei que leu lá no começo do estudo. Isso é fato, mas como lidar com isso? Faça fichas! Gente, isso mudou minha vida!

Temos aí na foto dois exemplos, uma resolução do PJe e a lei do processo eletrônico. Não são leis marcantes, que você vai ler e nunca mais esquecer. Muito pelo contrário, são aquelas leis que regulamentam os bastidores da coisa sabe? Falam sobre as regras de prazos se o sistema parar de funcionar e essas coisas, ou seja, totalmente esquecíveis!

Comecei a escrever em tópicos os artigos mais importantes, destacar os prazos, evitar copiar a literalidade do artigo, mas esquematizar com setas as palavras mais importantes. O que aconteceu é que nos últimos dias eu consegui revisar toda a legislação relativa à minha prova. Gente, só quem estuda e sabe a quantidade de detalhes que um edital de concurso cobra, sabe o quanto isso é especial.

Quando eu fiz a prova, fiquei assustada com a quantidade de questões que eu acertei porque a banca mudou UMA PALAVRA e AQUELA PALAVRA ESPECÍFICA eu tinha destacado nas fichas! Por isso, estou falando de algo que verdadeiramente funcionou comigo. Aproveita que amanhã é segunda e não perde tempo, vai esquematizando os artigos mais importantes que você for vendo por aí!



Para finalizar, essas são as fichinhas que eu estou usando agora, depois que aquelas com a bordinha amarela acabaram. Como vocês puderam perceber, estudar com fichas me ajudou demais na preparação para concursos, então estou indicando um estilo de estudo que realmente funcionou pra mim.

É um produto barato, fácil de manusear, fácil de carregar, que te ajuda a economizar tempo, auxilia muito na revisão e potencializa sua preparação para os concursos públicos da vida. Recomendo fortemente que você faça uso dessas fichinhas e me conte depois o que achou, claro. Bons estudos e beijos no coração.

Posts relacionados

8 comentários

  1. Nossa, que dica maravilhoooosa ! Estava aqui neste momento pensando em como encontrar uma forma de estudar pras matérias da faculdade pois o método que estava usando não está sendo sendo muito eficiente. Vou tentar usar a fichas !!!! Amei a dica ! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou!!! Fico feliz!!! Depois me conta se vc gostou de usar. Eu acho maravilhoso, mudou completamente meus estudos, juro! Beijos!!!

      Excluir
  2. Oi Karol,

    Nossa eu estava precisando mesmo de uma ideia como essa para os meus estudos pessoais. Esse post foi muito útil para mim, obrigada!

    CAFÉ E BONS LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Kelly. Fico mt feliz mesmo!!! Muito obrigada pela visita!!!

      Excluir
  3. Nossa, que ideia ótima! Eu soube de um concurso que vai acontecer no meu Estado em pouco mais de dois meses e fiquei com vontade de fazer mas não tô nada preparada. Você me deixou inspirada :D

    Beijos,
    brilhodealuguel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você está na mesma situação que eu tava. Não desiste de fazer, usa as fichinhas que com certeza vai te ajudar. Fico feliz que você tenha gostado. Aqui no blog temos outros posts para concursos, inclusive um com dicas para quem vai fazer prova com menos tempo de estudo! Beijos...

      Excluir
  4. Adorei essas fichas! Vou usar inclusive em apresentações, que dica ótima! Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha pensado em usar em apresentações. Excelente ideia!!! Bjs...

      Excluir