Acordar cedo pode mudar vidas: uma resenha de O Milagre da Manhã de Hal Elrod

março 26, 2018


A primeira vez que eu ouvi falar sobre esse livro foi através de Fernando Mesquita e ele contava como a obra foi um divisor de água nas suas tentativas de acordar cedo. Pra quem é do mundo dos concursos, sabe que o Fernando tem um canal no youtube e bastante experiência quando o assunto é aprendizado e estudos para concursos.

Depois disso, comecei a pesquisar um pouco mais sobre 5 AM club e sobre pessoas que acordam antes do nascer do sol por opção. Várias delas citaram este livro como o motivo principal de elas decidirem tentar esse novo estilo de vida. 

Confesso que eu estava num momento difícil no quesito comprometimento. Eu tinha acabado de concluir a última prova de um concurso que eu estava fazendo desde agosto e não estava conseguindo voltar para as metas de trabalho e estudo. Passei uma semana inútil após a prova, sem conseguir concluir nada que eu começava. A sensação é horrível e então eu lembrei do que eu tinha ouvido falar de maravilhoso sobre esse livro.

Por isso, decidi ler. 

Confesso que li a versão em pdf disponível no Lê Livros mesmo. Comecei no domingo de manhã e depois do almoço do mesmo dia eu terminei. Acabei a leitura já disposta a acordar às 5 da manhã no dia seguinte (segunda-feira). Antes de tentar aplicar as teorias do Hal eu já estava ansiosa pela segunda-feira, empolgada em um nível nunca visto. Nunca achei que fosse possível eu desejar tanto acordar às 5, antes do sol.

Você deve estar se perguntando: o que esse livro tem de tão incrível?

Vou te explicar, sem te contar tanto pra não estragar a experiência de leitura!

O Hal, autor do nosso livro, tem uma história inspiradora pra contar que, na verdade, é a sua própria história. Em breve exposição, ele estava passando por um momento terrível, tentando se recuperar de um acidente de carro que o deixou bem debilitado e com a possibilidade de jamais se recuperar. Foi quando ele decidiu que teria o controle da sua mente e da sua vida.

Em breve exposição, o Hal cria o Milagre da Manhã, um ritual matinal para que você atinja seus maiores níveis de sucesso, produtividade e felicidade.

Algo que me impactou bastante foi a filosofia do Hal de que você só atingirá o nível de sucesso que deseja se você obtiver um crescimento pessoal proporcional ao sucesso que você almeja. Trata-se daquele ideal de que a mudança realmente começa de dentro.

Outro ponto significativo pra mim na obra diz respeito à dificuldade de ser fiel a uma rotina, a um propósito. O autor comenta que, por vezes, nós nos comprometemos a fazer algo e achamos que um pequeno deslize não terá qualquer efeito. Mas, na verdade, um pequeno deslize de comprometimento afeta todo o seu plano. 

Se você se compromete a começar a dieta e come um docinho pequeno na primeira semana achando que isso não terá impacto nenhum, você está enganado. Em verdade, a sua mente entende que não há erro em descumprir algo que você tinha jurado comprometimento. Isso tem efeito cadeia para tudo que você se programa a fazer.

É com base nesses ideais de não desistir, de ter sucesso, de ser a melhor versão de si mesmo, que Hal cria o ritual do Milagre da Manhã, reunindo elementos necessários para você se conectar consigo e com as forças em que você acredita, além de ser um ritual repleto de atos que vão te auxiliar a alcançar a excelência.

Vamos ao passo ao passo?

Em resumo, Hal cita, inicialmente, 5 passos para te auxiliar no momento de acordar. Afinal, começar a acordar 5 da manhã por livre e espontânea vontade não é uma tarefa fácil.

PASSO 1: Estabeleça suas intenções na noite anterior!

Significa que você vai preparar na noite anterior tudo que você pretende fazer no dia seguinte. Aqui é importante estipular metas possíveis! Além disso, algo que eu considerei MUITO importante é a espécie de treino mental que Hal sugere.

Sabe quando você vai deitar pensando que tem apenas x horas pra dormir e que isso não é suficiente e que você vai acordar exausto? Então, com essa mentalidade você realmente vai acordar exausto. O autor sugere que você diga para si mesmo o exato oposto. "Vou dormir x horas e vai ser o suficiente, vou acordar descansado (a) e terei um dia incrível".

No livro ele vai trazer diversos tipos de comprovação de que isso realmente funciona. Não deixem de ler!

PASSO 2: Coloque o despertador do outro lado do quarto!

A finalidade aqui é clara. Você precisa se levantar para desligar o despertador e ter que sair da cama diminuem as suas chances de quebrar seu compromisso.

PASSO 3: Escove os dentes e PASSO 4: beba um copo d'água!

Também tem a finalidade de te ajudar a acordar. Hal comenta e traz comprovações de que essas duas práticas realmente vão te auxiliar no processo de se manter acordado.

PASSO 5: Vista a roupa de ginástica!

Esse passo é para você sair do conforto dos lençóis e do seu pijama. Todos os passos são direcionados pra você acordar de vez.

Concluídos os passos em questão, Hal direciona os capítulos do livro para o que ele chama de os Salvadores de Vida, que são os passos realmente direcionados para que você crie um encontro consigo e que resulte no seu crescimento pessoal.

1. SILÊNCIO

Esse é o momento de ficar em silêncio e realizar atividades que priorizem o silêncio, como meditação, oração, respiração profunda, gratidão.

2. AFIRMAÇÕES

Nesse momento você vai trabalhar com seus medos, inseguranças e dificuldades, através de afirmações positivas a seu respeito. Você deve proclamar afirmações como "eu sou merecedor" e outros tipos todos os dias com propósito.

3. VISUALIZAÇÃO

Basicamente, neste momento você vai visualizar seus sonhos, as metas que deseja bater, a pessoa que deseja ser e tudo que você pretende realizar. Você também deve visualizar o que você precisa fazer para alcançar esses objetivos.

4. EXERCÍCIOS

Esse é o momento dos exercícios físicos, yoga ou qualquer outra atividade de sua preferência. Essa ordem não é fixa. Eu, por exemplo, deixo os exercícios para o final.

5. LEITURA

Você deve escolher algo inspirador para ler, algo que vai contribuir para o seu crescimento pessoal.

6. ESCREVER

Esse é o momento de colocar no papel o que está passando pela sua cabeça, seus anseios, suas reflexões e motivos para agradecer.

E estes são os seis passos para concluir o seu milagre da manhã. O livro não se resume a esses passos. Na verdade, tem algum embasamento, pesquisas que vão fundamentar o ritual. O autor se preocupa também em contar a sua história e de várias pessoas que mudaram suas vidas com O Milagre da Manhã. Em geral, é um livro que realmente vale a leitura, principalmente se você está disposto a tentar novas práticas para maior crescimento, produtividade e sucesso.

Posts relacionados

4 comentários

  1. Que coisa legal este livro Karol, gostei do passo a passo para a gente ter uma disciplina em relação ao nosso dia!

    Beijos Joi Cardoso
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é super legal mesmo!!! E as dicas são interessantes demais. Obrigada pela visita, adoro seu blog! :*

      Excluir
  2. Oi Karol, que legal seu blog! Gostei da originalidade...

    Eu já tinha visto uma resenha desse livro em algum lugar, ler o seu texto reforçou a minha vontade de ler.

    Abs.
    http://cafeebonslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, mt obrigada pelo carinho. Eu amo seu blog!!!
      Então, é um livro ótimo, leia mesmo se vc tiver um tempinho!
      Beijosss.

      Excluir