Image Map

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Maratona Literária de Carnaval - Dia 2


Olá pessoal.  Como prometido, retornei com a atualização da minha leitura neste carnaval.

Comentei no post de ontem que nesta maratona eu leria um livro acadêmico, o Sistema Constitucional Tributário do Humberto Ávila, porque precisava estudar o tema tratado nele e, como esta obra é um belo calhamaço, tentaria aproveitar ao máximo esse período de carnaval para concluir a leitura.


Ontem eu consegui concluir o primeiro bloco, ou seja, as primeiras 100 páginas e a expectativa era de manter esse desempenho nos próximos dias.

Pena que a realidade passou longe da expectativas, meus caros kkkkk. Logo no segundo dia de maratona, o flop reinou. 

Vamos ao andamento deste segundo dia!

ANDAMENTO


Nas primeiras horas do dia, logo depois da meia noite, eu consegui ler 10 páginas. Eu comentei no primeiro post que este é um livro muito denso e teórico, então a leitura está sendo bem custosa. Acreditem se quiser, estou gastando UMA HORA pra ler 10 páginas.

Mas não poderia ser diferente, afinal estou fazendo anotações e esta é uma obra que requer uma atenção especial do leitor.

Voltando ao andamento, depois de ler essas 10, fui dormir. Retomei a leitura por volta das 9 da manhã, mas também não rendi muito. No período da manhã foram lidas apenas 20 páginas!

Durante a tarde eu me rendi a algo perigoso chamado Breaking Bad e a leitura ficou em segundo plano. Do momento em que retomei até agora, eu consegui ler exatamente 37 páginas.

Então, eu li um total de 67 páginas hoje, indo da página 100 até a 167. Faltaram 33 páginas para eu alcançar a meta do dia que era fechar o segundo bloco, indo até a página 200. Quem sabe amanhã, né? 



IMPRESSÕES


No momento eu li duas seções, quais sejam, a introdução e a parte propedêutica.

Para os que não são da área jurídica, o entendimento pode ficar um pouco difícil aqui, mas em breve exposição, a obra trata sobre a análise de certas normas/regras da nossa Constituição que são destinadas à regulamentação dos tributos que a gente conhece.

Para aqueles que são da área jurídica, posso adiantar que é um livro que trabalha a questão comparativa entre o Sistema Tributário Nacional e o da Legislação Alemã, sempre sob a ótica jurisprudencial e, principalmente, tratando a Lei Maior como um sistema unitário que deve ser interpretado de forma sistemática e axiológica.

Na introdução, o autor esclarece os objetivos gerais da obra, expondo alguns comentários a respeito do Sistema Tributário Nacional e sua sistematização. Na parte propedêutica, somos apresentados a conteúdo extremamente teórico a respeito da principiologia constitucional, a eficácia das normas, paralelos entre regras e princípios e quais os efeitos destes institutos no Direito Tributário.

Este foi o post de hoje, pessoal. Deixo vocês com a esperança de que amanhã eu consiga ler tudo que eu preciso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário