Image Map

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A faculdade acabou. E agora?


Os anos de faculdade funcionam como um álbum de colecionador. Você consegue colecionar aprendizado, memórias, amigos, professores queridos ou aqueles que você prefere evitar e experiências relevantes que vão definir a pessoa que você está se tornando.

Durante quatro, cinco, seis anos ou talvez mais aquela compilação de histórias da sua vida tem um lugar específico nos seus horários e no seu planejamento. Você cria um compromisso com a faculdade, afinal você iniciou essa jornada com o objetivo bem definido de reunir o máximo de experiências acadêmicas possíveis para exercer determinada função ou para ser determinada pessoa.

Se você for só um pouquinho parecido comigo, você colecionou mais uma coisa: sonhos! Lá se foram todos esses anos sonhando com o dia em que você sairia da faculdade e estaria pronto para transformar o mundo, para fazer algo significativo, para mudar a sua vida e a de outras pessoas, enfim, para realizar tudo que você desejou.

Só que chega o grande dia em que você fica realmente livre das aulas, provas, notas e compromissos acadêmicos e então você se depara com a seguinte pergunta: e agora?




No final de 2016 eu terminei a faculdade de direito e percebi que essa pergunta realmente toma conta da gente. Pensando sobre o assunto, descobri algumas coisas que valem ser discutidas.

Você está se sentindo perdido basicamente por uma razão chamada tempo. O seu tempo não era seu! Não digo isso como uma coisa ruim, muito pelo contrário. Aquelas horas diárias eram destinadas ao estudo das matérias, realização de trabalhos e idas à faculdade e tudo isso é extremamente especial e significativo para sua formação.

Agora você tem todo esse tempo e ele é só seu para decidir como utilizá-lo. A questão é que não estamos acostumados a programar e organizar o nosso tempo. Por isso, organização é a palavra de ordem para 2017.




Sabe todos aqueles sonhos que a gente passou esse tempo todo colecionando? Então, eles continuam lá como figurinhas aguardando para serem coladas no álbum. Todo o seu tempo deve ser destinado a fazer com que eles se tornem reais.  

Vamos organizar todos esses desejos que estão ansiosos para sair da nossa mente e do nosso coração. Vamos colocar a mão na massa para darmos mais um passo na direção da pessoa que queremos ser.

Que esse tempo seja usado para aprender mais, para ser mais gentil, para sorrir mais, para se orgulhar de nós mesmos e dos outros, pra colocar em prática tudo que aprendemos na faculdade e na vida até então.




Perdido também é um lugar e daqui você pode ir pra qualquer outro. Só não pode ficar parado! As vezes é preciso se perder pra conseguir se reencontrar. Trilhe novas rotas, se reinvente, trabalhe duro e seja feliz, afinal agora você tem mais tempo livre pra isso!

Faça tudo que deseja, conheça sobre tudo que quiser, mas sempre com a tranquilidade de que está fazendo o melhor possível e que assim os álbuns de figurinhas da vida estarão recheados de novas experiências. A faculdade era só o começo. Seja bem vindo ao resto da sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário