Image Map

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

2016 em leituras!





Olá, pessoal. Hoje nós vamos conversar um pouco sobre as leituras que realizei em 2016. Começo dizendo que não foi o melhor ano de leituras pra mim. Foram apenas 12 livros lidos e alguns desses foram releituras.

Então, 2016 foi um verdadeiro fiasco nesse aspecto, principalmente se comparado com 2015 que foi um ano em que eu li bem mais.

O que aconteceu foi que 2016 foi o ano em que eu terminei a faculdade. No primeiro semestre do ano eu estava no 9º período de Direito e prestei OAB, então foi foco total no estudo. 

Por esta razão, o primeiro livro do ano eu só fui ler em junho. Pra completar, no último período eu tive o TCC para escrever, além de todas as outras responsabilidades que o último semestre exige.

Não teve outro jeito, as leituras ficaram abandonadas, mas foi por uma boa causa! Agora vamos passar logo para as 12 leituras do ano passado!



Todos os livros em ordem de leitura:

1. COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ
2. O QUE HÁ DE ESTRANHO EM MIM
3. THE KISS OF DECEPTION
4. EM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS
5. LUA DE LARVAS
6. A HERDEIRA
7. O MUNDO DE AISHA
8. A COROA
9. HARRY POTTER E A CRIANÇA AMALDIÇOADA
10. HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA
11. HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN
12. HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO

Os dois primeiros livros têm resenha aqui no blog. Caso vocês queiram saber mais sobre os outros livros, me fala nos comentários que eu posso fazer a resenha.

A última leitura do ano foi Harry Potter e a criança amaldiçoada. O que aconteceu depois dessa leitura foi que eu fiquei com uma saudade IMENSA da saga e comecei a releitura. 

Eu não comecei pela pedra filosofal porque eu já li o primeiro inúmeras vezes (inúmeras mesmo). Por isso, passei a reler do segundo volume e foi incrível terminar o ano relendo Harry Potter.

Muito embora eu tenha lido bem menos que o habitual, acho válido fazer a seleção dos melhores livros que li no ano passado, sem incluir as releituras.

Então vamos para os melhores livros de 2016, sem ordem de preferência.


The Kiss of Deception foi bastante comentado no ano passado, então acredito que a história dispense qualquer comentário. De qualquer forma, temos aí uma princesa forçada a casar para unir reinos e reforçar tradições. Acontece que ela foge no dia do casamento e a gente descobre que vão atrás dela um assassino e o príncipe com quem ela deveria casar. O mais incrível é que ela encontra e convive com os dois, mas o leitor não fica sabendo quem é quem até chegar no final. Foi um recurso inovador pra mim. Além disso, eu me identifiquei bastante com a Lia e foi muito agradável acompanhar sua jornada de descobertas. 

Em algum lugar nas estrelas ocupou a posição de realismo mágico do ano e foi completamente genial. Nesse livro nós acompanhamos a jornada de dois garotinhos. Um deles seria a representação de um garoto autista e além de ter um talento excepcional para matemática, ele acredita que os algarismos que compõem o número pi contam a história de pi, um garoto que está perdido. Em meio a esta jornada para salvar o garoto pi, temos uma bela dose de realismo mágico capaz de revelar que algumas histórias fantasiosas podem ser mais reais do que imaginamos.

Lua de larvas também é uma obra amplamente conhecida e muito comentada pelos leitores. Cumpriu o papel de distopia do ano e o que mais me agradou foi o fato de ser tão crua e tão singela ao mesmo tempo. Além disso, o fato de estarmos diante de um universo distópico, mas que discute tópicos reais como a corrida armamentista, me agradou imensamente. Uma informação muito interessante sobre o livro é que tanto o personagem principal, como a escritora são disléxicos, o que me deixou impressionada e reflexiva e eu amo quando um livro faz isso. Olha, li numa sentada e indico demais.

Por fim, O mundo de Aisha, que eu li em poucas horas, é uma graphic novel (a primeira que li). A obra relata histórias reais sobre a luta silenciosa das mulheres do Iêmen. Foi uma leitura rápida, mas muito difícil porque é extremamente indigesto descobrir que ainda existem mulheres sendo tão subordinadas, inferiorizadas e desrespeitadas no mundo. O fato de os relatos serem reais torna tudo muito mais difícil, mas esta é uma dificuldade que precisa ser enfrentada e um tema que deve ser discutid o. Recomendo profundamente a leitura de O mundo de Aisha. Acredite em mim, vai te colocar pra pensar!

Esse foi o post de hoje, pessoal! Espero que tenham gostado de saber um pouco mais a respeito do que andei lendo no ano passado. Comente aqui os livros que você leu e quais seus preferidos. Eu vou adorar saber.

2 comentários:

  1. Olá..
    Já li alguns livros da sua lista... outros não, e nem sabia, muito interessante.
    The Kiss of Deception, realmente é um livro que tem se falado muito, estou doida para ler.
    Beijos, sucesso com o blog
    Marília Merlino Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Marilia! Leia The Kiss of Deception que você não vai se arrepender!
      Bjs.

      Excluir