Image Map

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Como eu era antes de você (Me before you) - Resenha



Oi, pessoal. Hoje marco meu retorno ao blog com resenha literária. Os motivos da minha ausência serão tema de outro post. Antes quero falar um pouco sobre "Como eu era antes de você" que eu terminei de ler ontem de madrugada com o coração apertado e muitas lágrimas escorrendo pelos olhos.


Preciso confessar que ouvi muita gente falando sobre o livro há algum tempo, mas eu tenho um defeito enorme que consiste basicamente em perder o interesse por alguma coisa quando todo mundo está interessado nessa coisa. Ocorre que saíram os trailers do filme que será lançado dia 16 e eu enlouqueci. Cenas adoráveis, diálogos lindos e uma trilha sonora muito especial me convenceram a ler o livro. Eu tinha ganhado um exemplar no meu aniversário e estava parado na estante por causa dos meus preconceitos bobos.

Comecei a ler cinco dias atrás e terminei ontem. Ainda não superei a história, fui cativada pelos personagens e levarei pra vida a mensagem belíssima que a autora quis transmitir. Mas agora vamos ao que interessa.

Louisa Clark acabou de perder seu emprego e não possui muitas ambições na vida. Precisa encontrar outro trabalho para ajudar em casa, já que sua família vive em constante dificuldade financeira. Após algumas tentativas de conseguir emprego, surge a possibilidade de trabalhar como cuidadora de Will, um rico jovem que, após um acidente, ficou tetraplégico.

Will tinha perdido a vontade de viver, estava sempre mau humorado e era grosseiro e irônico sempre que podia. Clark tinha uma habilidade incrível para falar e se vestir de forma exótica. E, apesar de a relação deles ter sido turbulenta no início (porque Will não é um personagem fácil), ela conseguiu reverter a situação e se tornaram bons amigos.

Acontece que Clark tinha sido contratada com uma finalidade específica: mostrar a Will que há mais na vida além da cadeira de rodas. O que é mais interessante é que ela também não sabia o que havia de bom na vida. Nesse ponto a leitura se tornou extremamente interessante, porque ela passa a aprender bem mais com ele do que ele com ela, na minha opinião. Para retribuir, ela dedica sua vida para mostrar que ele não precisa se definir pela condição física em que se encontra.

Will me surpreendeu de uma forma mágica. Eu esperava um personagem no "melhor" estilo rico, metido, que era apenas mais um mimado pelos pais, antes mesmo do acidente. Ocorre que ele se revelou como um homem culto, apaixonado por leitura e filmes, sempre pronto para opinar sobre tudo e muito inteligente.

Não vou contar spoilers, mas adianto que eles seguem em aventuras estonteantes onde um aprende com as experiências do outro ao ponto de se tornarem cúmplices. Sentimentos começam a surgir, mas Will tem uma decisão a tomar e isso deixa o leitor em êxtase até o final do livro. E quando alcançamos esse final, com muitas lágrimas nos olhos, a autora nos presenteia com uma mensagem linda sobre como temos a missão de viver intensamente cada segundo da nossa vida.

Se você ainda não leu "Como eu era antes de você", corre que ainda dá tempo de ler antes de sair o filme. A leitura vale muito a pena, o livro foi muito bem escrito e conta uma história muito especial sobre como o amor supera qualquer barreira física ou moral. Vocês não vão se arrepender! Espero que tenham gostado da resenha. Beijos no coração,

Um comentário:

  1. Eu vou ter q ter este livro, isso é fato.
    Bela resenha karolsinha😘

    ResponderExcluir