Image Map

sábado, 18 de julho de 2015

Resenha: Tiago Iorc - Troco Likes


No dia 10 desse mês o Tiago Iorc lançou cd novo e eu estava muito curiosa pra ouvir as canções. Já tinha visto a capa e o título do álbum e achado sugestivo, instigante, atual, mas ainda não fazia ideia do que vinha por aí. 

Acontece que foi uma surpresa maravilhosa pra mim e depois que ouvi  pela primeira vez, não consegui parar. Se tem uma palavra que possa descrever o cd seria 'acolhedor'. As músicas são agradáveis, as melodias são impecáveis e as letras são de um bom gosto e um cuidado espetacular.

Apesar de eu ser uma grande fã de músicas em inglês, gostei de me deparar com 10 canções escritas em português e apenas uma em inglês. Não é novidade que  Tiago escreve canções espetaculares, verdadeiros sucessos em inglês e por isso foi interessante ver sua abordagem no idioma pátrio.

Também foi uma surpresa a escolha dos instrumentos e das batidas. Além do violão característico dele, ouvi instrumentos de sopro, de corda clássicos, piano, todos fazendo um acompanhamento agradável.

Mas o maior elogio que eu posso fazer ao CD é que ele me lembrou do John no início da carreira!

Antes de passar para a análise de cada música, preciso falar que as rimas, a escolha das palavras e o encaixe delas na melodia esteve absolutamente espetacular em TODAS as faixas. Encantador!

Alexandria é aquela injeção de ânimo para encarar a vida. Tem a letra reflexiva, ressalta a necessidade de procurarmos paz e é a música que abre o álbum em grande estilo.

Amei Te Ver é uma das minhas preferidas. Letra essencialmente romântica e com rimas perfeitas. O eu lírico está profundamente apaixonado e, sem nenhuma inibição, fala sobre suas reações ao rever a pessoa amada.

Mil Razões começa com o violão que aquece a alma e nela Tiago elenca as razões para gostar da pessoa amada. A letra é, novamente, um espetáculo.

Eu Errei também inicia com violão dedilhado, porém de uma forma mais pessoal e guardada, o que foi ideal para a letra da música. O eu lírico é alguém que se entregou completamente para uma pessoa e descreve seus erros ao longo da canção.

De Todas As Coisas é sobre alguém sem pressa, sem anseios, apaixonado e de bem com a vida. A batida da música transmite essa ideia da letra: tranquilidade e paz.

Coisa Linda é apaixonante e acolhedora. Que letra maravilhosa sobre alguém apaixonado e encantado com a beleza, as nuances e o jeito da pessoa amada. É o primeiro single do CD.

Bossa é mais uma canção sobre a vida, as pessoas e mostra como cada um tem suas peculiaridades, sendo todo mundo diferente e especial a seu próprio jeito.

Cataflor é também sobre alguém apaixonado e encantado com o ser amado. Usa elementos da natureza, do universo para descrever o sentimento que nutre pela pessoa que ama. Mais uma canção acolhedora.

Liberdade ou Solidão relata o duplo sentido do que podemos nos deparar na vida. A busca constante por algo pode resultar de forma diversa do pretendido e o tempo é realmente o remédio para desvendarmos os mistérios da vida.

Sol Que Me Faltava questiona sobre quando foi que deixamos a preocupação de lado e nos permitimos viver de fato. É mais uma sobre a vida, trazendo reflexões de forma leve e agradável.

Till I'm Old And Gray é a faixa bônus do CD e é sobre alguém tão apaixonado a ponto de entregar e dedicar a vida ao ser amado até o fim dos dias. É sobre planos pra uma vida inteira em companhia de quem se ama. 

Esse foi o post de hoje! Escute o álbum, envie as músicas pra alguém, aproveite! Você pode encontrar o álbum inteirinho no Spotify. Foi uma das coisas mais incríveis que escutei esse ano. Espero que tenham gostado. Beijo no coração,

5 comentários:

  1. Olá, devo admitir que apesar de já ter escutado os cds em ingles do Tiago, Troco Likes me impressionou positivamente também. Muita qualidade no som, letra sem perder a personalidade a essencia artistica que conhecemos nos primeiros CDs dele. Gostei da sua critica também Karol.

    Aproveito a oportunidade para divulgar meu trabalho autoral que também traz como temática o amor. Se puder, escute. :)

    https://play.spotify.com/album/1q9XyeGNsRD1WGFnrAoY2r

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tô ouvindo seu CD no Spotify e eu tô curtindo bastante, Renan. Muito bacana mesmo. Parabéns pelo seu trabalho e muito sucesso, viu?

      Excluir
    2. Opa. Obrigado. A faixa LA-U-RA eu fiz para minha filha. Se puder, curte lá também: www.facebook.com/renanlessaoficial

      Excluir
    3. Eu imaginei, Renan! Foi uma das minhas faixas preferidas. Eu curto sim, pode deixar. Eu fiz um post sobre um amigo meu que está lançando seu primeiro clipe. Ele é bem talentoso! Se puder, dá uma olhadinha no post que fiz pra ele? http://www.karolgoncalves.com/2015/07/o-post-de-hoje-e-uma-indicacao-musical.html

      Excluir
  2. Link soundcloud: https://soundcloud.com/renan-lessa

    ResponderExcluir