Image Map

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Como eu edito as minhas fotos!


Oi, gente! O post de hoje é pra atender a um pedido de vocês. Quando eu fiz o post "Como tirar fotos legais usando poucos equipamentos" (veja clicando aqui), eu disse que poderia mostrar também como eu edito as minhas fotos. Então, aqui estou eu!

O importante, antes de começarmos, é que você leia o primeiro post, porque o processo que eu uso pra editar as minhas fotos é super fácil, justamente porque eu uso TODAS as dicas que eu dei no post anterior! 

Então, leia primeiro "Como tirar fotos legais usando poucos equipamentos". Leu? Então vamos seguir!


O Programa

Para editar as minhas fotos eu uso o Picasa 3! Isso mesmo, esse programa jurássico que todo mundo usou na adolescência pra fazer colagens. Ao longo dos anos ele sofreu algumas atualizações pontuais e, apesar de ter funções básicas (nada comparado a um PS da vida), seus métodos e recursos me deixam bem satisfeita!

Eu uso 3 funções básicas no Picasa3 para editar TODAS as minhas fotos. Elas ficam localizadas na aba "Correção de ajustes finos de luzes e cores" e são: Luz de Preenchimento, Destaques e Sombras.

Tanto a Luz de Preencimento, quando o Destaque, como os nomes já sugerem, vão iluminar a sua foto, cada qual à sua maneira. Por isso, sempre coloco um pouco de cada. O segredo está nas sombras, no meu caso. Ao adicionar um pouco de luz, tenho condições de adicionar mais sombra, não para escurecer de vez, mas para valorizar a cor do cabelo e das extremidades da foto.

Vai por mim, o cabelo fica num brilho absurdo e, para as mulheres, esse pode ser um fator importante! 

Essa é a alteração que SEMPRE faço nas fotos. Mas, se a foto for predominantemente da região superior do corpo, também utilizo a função Suavizar, que fica na aba "Processamento de imagem ainda mais divertido e útil". Esse efeito passa uma ideia de limpeza e eu gosto bastante do resultado. Parece que é adicionado um filtro que suaviza toda a superfície imperfeita. Mas tem que ser usado com cuidado, caso contrário fica muito superficial! O programa possibilita a  dosagem do recurso.

Essa é a foto sem nenhuma edição, apenas com as dicas do primeiro post!


Essa é a foto após a suavização:


Importante ressaltar que o efeito Suavizar não funciona sozinho! A foto fica com uma aparência apagada. Mas depois de alterar a iluminação e as sombras, como eu já expliquei, o resultado fica muito legal!

Essa é a foto após unir a suavização com os ajustes na luz e sombras:


Esse foi o resultado final! Reparem como a iluminação foi favorecida, como as cores ficaram mais suaves e o canto direito que era minha fonte natural de luz foi reforçada!

É importante lembrar que o programa tem MUITOS outros recursos no que diz respeito a filtros e efeitos. Mas isso depende do que você deseja para cada foto. O que eu mostrei hoje é a minha regra geral, a minha edição em todas as fotos. Depois posso até adicionar filtros e outras ferramentas, mas essa é a base!

Edição de fotos é algo pessoal, nem sempre o que me agrada vai agradar a todos. Mas, de qualquer forma, espero que tenham gostado. Baixe o programa e faça um teste. Me conte nos comentários o que vocês acharam. Beijo no coração,

Ahh, antes de ir embora... Coloquei um filtro e botei a foto no instagram. Gostaram do resultado? 
Me segue lá: @karolgbsouza


Agora eu fui de verdade! Beijo no coração,

Um comentário:

  1. Oi Karol, tudo bem princesa?
    Guria, nunca usei esse editor. Eu sempre utilizo o photoscape acho super fácil para mexer.
    Tu é linda e escreve muito bem.
    Beijos
    http://www.alecanofre.com/

    ResponderExcluir