Image Map

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Como tirar fotos legais usando poucos equipamentos!


Oi, gente! O assunto do post de hoje é fotografia, algo que sou apaixonada desde novinha. Já recebi muitas perguntas de pessoas querendo saber como eu tiro as minhas fotos e preciso dizer que é tudo muito simples. Eu não tenho câmeras super profissionais, nem aqueles programas pagos e incríveis de edição, que dirá os acessórios como iluminação e tripé (algo que devo confessar que preciso muito). 

Mesmo com toda a ausência de equipamentos, recebo muitos comentários positivos sobre as minhas fotos aqui no blog e por isso resolvi reunir alguns dos pequenos truques que eu uso na hora de fotografar.

Hoje eu vou falar apenas sobre como eu me fotografo usando poucos equipamentos, mas posso fazer um post falando como edito as minhas fotos, como fotografo os livros ou outros objetos aqui para o blog e quais programas eu uso. É só você deixar um comentário aqui dizendo o que você gostaria que eu falasse. 

Então, vamos lá?


Aproveite a iluminação natural

A luz do sol é a melhor iluminação possível para as fotos! Como eu disse anteriormente, não tenho iluminação artificial então aproveito bastante os efeitos que os raios de sol deixam na foto. Fica esplêndido, natural e vamos combinar, é de graça né?

No entanto, é IMPORTANTE lembrar que a pessoa fotografada deve estar de frente para a fonte de luz e não a câmera, caso contrário não vai dar pra enxergar a pessoa e vai dar aquele efeito escuro, sabe? Então, como eu sempre fotografo próximo a janela, eu fico de frente pra ela enquanto a câmera fica de costas. Muitas vezes eu apoio a câmera no parapeito janela e a iluminação fica ideal. 

Nessa foto, por exemplo, eu estava de frente para a janela no período da tarde e não usei nenhum efeito para clareá-la!


Nessas duas eu estava ao lado da janela e usei apenas a iluminação solar. A câmera também estava na lateral da janela e nunca contra ela!




Posicione a câmera em locais que sua casa/móveis oferecem

Se você não tem tripé, não precisa se desesperar. É só olhar ao redor que eu tenho certeza que você vai encontrar várias plataformas oferecidas pela sua casa ou pelos seus móveis. Eu uso MUITO a janela (fechada, claro) para posicionar a câmera. A janela da minha casa não impede a entrada da luz e por isso posso fechá-la sem que o ambiente fique escuro. Mas existem outros modos. Uso muito os móveis do meu quarto, desde o Home Office até a prateleira de livros. Uso a cama também, coloco várias caixas ou até livros para permanecer estável. Pode olhar sua casa aí que eu tenho certeza que você vai encontrar vários lugares para apoiar a câmera e receber a luz do sol!

Nessas fotos a câmera estava posicionada na janela, na cama e no meu criado mudo.





Sua câmera pode ser bem simples

Câmera simples não é motivo pra você desistir de tirar fotos super bacanas. Tudo que eu vou falar aqui tem em todo o tipo de câmera, das mais simples às mais profissionais. Sempre tive câmeras bem comuns, sem grandes recursos, mas que faziam fotos legais. Primeiro passo é estar seguindo os passos anteriores: ter uma iluminação legal e estar com a câmera apoiada em local firme. Depois disso, o que eu mais fazia e faço até hoje é me jogar no zoom. Isso mesmo! Sabe aquele efeito bacana de fundo desfocado que as lentes mais profissionais fazem nas fotos?? Você também consegue com qualquer câmera desde que aumente o zoom. Então, se distancie um pouco da câmera, força no zoom dela que você vai ter um efeito profissional super bacana. 

Da mesma forma, as câmeras mais simples também tem a opção de melhorar a resolução da foto ou diminuir. Além disso você pode alterar também a saturação, sombras e contrastes, deixando da forma que mais te agrada. Confia em mim, conheça sua câmera e deixe as configurações dela a seu favor e depois aproveite do zoom e da iluminação do dia que não tem erro. 

Nessa foto dá pra ver direitinho que o fundo está bem desfocado, gente. Apenas usando o zoom. Vale para fotos de corpo todo também tá?



Seja você mesma e se jogue nas poses!

Dê adeus a vergonha! Aproveite os momentos em que estiver sozinha e ouse nas poses que sempre quis fazer. Coloca uma música pra tocar, copie as poses daquela famosa que você gosta e joga duro! Nada melhor do que uma foto pra retratar aquilo que realmente somos. E depois sabe o que você faz? Me marca nas fotos que eu vou amar ver e comentar todas. Manda pra página do blog, pro meu face pessoal, pro meu insta, manda o link do seu blog com as fotos, vou amar acompanhar tudo!

Aqui vale foto fazendo carão, explorando o que mais gosta em você, rindo, séria, vale tudo.





Então é isso, gente! Espero que tenha sido útil o post de hoje e que tenha agradado vocês. Fotos são o veículo perfeito pra aumentar nossa auto-estima, nossa crença em nós mesmos e em nossa beleza. E lembre-se: se você se sente bonita, não importa o que os outros pensam! Se quiserem os posts sobre como edito e quais programas uso nas fotos, é só pedir!!! Deixe seu comentário aqui embaixo, ele é muito importante pra mim! Beijinhos,

19 comentários:

  1. Oii Karol, achei muito bom o post e está com dicas muito boas também, essa da iluminação eu já tinha sacado mas agora você me confirmou como é que faz, e a do zoom é nova pra mim, adorei. Gostaria sim que você comentasse os programas que usa pra editar e como você faz.

    Beijos http://iranabento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Irana!!!! Fico MT feliz sempre que VC comenta. Muito obrigada ta? Que bom que pude ajudar. O do zoom é certeiro, pode testar!!! E pode deixar que vou fazer o post contando sobre os programas e a edição das fotos!!!!!

      Excluir
  2. Arrasou nas dicas!
    Luz natural é essencial, acho que as fotos fica muito mais bonitas quando a usamos a nosso favor!

    Blog do Sofá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e é verdade, a luz natural é o carro chefe de fotos bacanas!!!!

      Excluir
  3. Oi Karol!
    Gostei muito do post, ótimas dicas meninas!
    Iluminação é um grande ponto para as fotos saírem boas, tais como configuração e confortabilidade na hora de posar pro clique ;).
    Posta mais dicas assim, amei!
    Gostei muito do seu cantinho e estou seguindo seu blog!
    Beijos
    www.coletivodenos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, lindaaaa!!! Que bom que gostou e é isso ai todos esses fatores contribuem para que as fotos fiquem legais. Pode deixar que mais dicas virão. Adorei seu comentário, MT obrigada por ele ta? Vou visitar seu blog!!! Um beeeijo!

      Excluir
  4. Muito bom o post ,dicas assim sempre são bem vindas é e como vc falou largar a vergonha e brincar kkk
    http://damadeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mara!!!! Muito obrigada e é isso ai, brincar e se divertir. Energia boa deixa tudo melhor!!!!

      Excluir
  5. Essa dica da iluminação é a melhor! :D

    http://laranjaazda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A iluminação é o principal na hora da foto ne? Obrigada pelo comentários, Nat!!!!

      Excluir
  6. Ótimas as dicas, fazer fotos legais sempre faz a diferente, amei o post. Beijo!
    Blog Menina Descolada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Marcia. MT obrigada pelo comentário!!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Adorei as dicas!
    Já estou seguindo para não perder nenhuma novidade!
    Beijos.
    http://donamini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda! Que bom que gostou. Vem muito mais por ai hahahaha. Vou visitar seu blog!!!

      Excluir
  8. Boas dicas, vou tentar aproveitar algumas delas! =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta mesmo que eu tenho certeza que vai dar certo!!!! Bjsss.

      Excluir
  9. A parte do tripé e da iluminação eu sei bem como é, pois também não tenho e tudo acaba na base do improviso! Adorei o post!

    bjs

    www.tpmbasica.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se virar no improviso é uma arte hahahaha. Que bom que gostou. Obrigada pelo comentário, Sil!!! Bjsss.

      Excluir