Image Map

quinta-feira, 5 de março de 2015

Mostrando Salvador - Centro Histórico


Um dos lugares que visitei em Salvador pelo milionésima vez nessas férias foi o centro histórico. O trabalho de meu pai sempre envolveu muitas horas no local, então boa parte das tardes de minha infância foi aí. Aprendi a apreciar desde criança, mas foi alguns anos depois que comecei a entender o valor histórico-cultural do centro histórico para Salvador. Esse fator só fez com que eu gostasse mais do local. Além de ser extremamente lindo, é como caminhar pela história, sabe? Cada cantinho, cada rua, cada construção e cada igreja são a prova viva do patrimônio histórico da cidade e suas heranças culturais. Dentro desse passeio estão o Elevador Lacerda (foto anterior) com essa vista incrível, várias igrejas, museus e o Pelourinho. Me perdoem pela qualidade das fotos, todas foram tiradas de celular. Vamos ver?
As fotos seguintes foram tiradas no Elevador Lacerda!






O Elevador Lacerda, além de ponto turístico, tem a função de transporte público que liga a Cidade Baixa e a Cidade Alta de Salvador. Ele foi o primeiro elevador urbano do mundo e tem 72 metros de altura!!! De onde estou nessas fotos, na parte superior dele, dá pra ver a Baía de Todos os Santos e o Mercado Modelo.




 Esse é o Pelourinho, que recebeu esse nome por causa da coluna de pedra que era utilizada no período colonial para castigar escravos. Hoje, além de seu valor histórico imensurável, oferece atrações artísticas e culturais e sua arquitetura barroca é patrimônio histórico preservado!


Minha última passagem foi pelo Mercado Modelo e como foi muito rápido, não deu pra tirar mais fotos! Dentro dele ficam lojas de artesanato (muitas delas, cerca de 260 lojas!) e restaurante de culinária baiana. Tudo muito original e claro, a cara da Bahia!

Esse foi meu último passeio por Salvador durante as férias. Agora estou de volta a correria! Espero que tenham gostado do post. Mais uma vez, perdão pela qualidade das fotos, todas foram de celular. Infelizmente, apesar de todas as maravilhas que mostrei ao longo dos posts "Mostrando Salvador", minha cidade ainda não está no ponto em que saímos com nossos aparelhos eletrônicos de casa tranquilamente. A marginalidade ainda assola a minha cidade e como uma soteropolitana apaixonada por Salvador, espero profundamente que esses dias passem. Espero também que consigamos resolver a questão da forma mais digna, envolvendo educação e ressocialização e não apenas isolamento. 

Espero muito que tenham gostado das fotos ainda assim! Deixe o seu comentário, ele é muito importante pra mim. E se você conhece Salvador, deixe seu comentário sobre quais lugares eu deveria visitar e fotografar! Beijinhos, 

4 comentários:

  1. Oi Karol, lindas as fotos. Sou doida para conhecer Salvador, além de linda tem uma história muito legal =)
    Um beijo lindona.

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha conhecer, Su. Vc não vai se arrepender, é incrível a cidade! Eu adoro seu blog :D Beijos fofa.

      Excluir
  2. Quero conhecer um dia. sempre achei lindo .http://maahdonadoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir