Image Map

domingo, 8 de março de 2015

Dia da Mulher - 5 personagens femininas marcantes


Hoje é um dia especial! Dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Aposto que ao longo de sua vida você conheceu mulheres incríveis que realmente te inspiraram. Eu posso começar a lista por minhas avós, seguidas por minha mãe. Tenho o grande desejo de um dia me tornar uma mulher tão incrível quanto elas. Nada mais justo do que ter um dia especial para parabenizar os seres incríveis responsáveis pelo cuidado da casa, criação dos filhos, além de cuidar de si, se desenvolver profissionalmente e fazer tudo isso com tamanha graça. O que seria desse mundo sem a força, carinho e disposição de nós mulheres?

Por isso, em homenagem ao dia de hoje, selecionei cinco mulheres da ficção (séries, livros, filmes) que me inspiraram. Quando vou ler/assistir algo, fico torcendo para que a personagem feminina realmente se destaque, seja determinada. E me desaponto quando, ao invés disso, a personagem não tem certeza do que quer, ou é apagada na história. As que escolhi hoje sempre brilharam nas obras das quais fazem parte justamente por sua inteligência, determinação e caráter, características louváveis em uma mulher. Vamos ver?


1. MULAN



Tenho que começar por uma das minhas animações preferidas quando criança. Mulan é uma personagem da Disney, mas é muito diferente da sequência de princesas das histórias que conhecemos. Nada contra as princesas, mas Mulan é diferente. E quem me conhece sabe que eu vejo beleza na diferença. Ela é uma jovem chinesa muito corajosa e demostra um amor incondicional por sua família. Seu pai tinha sido recrutado para lutar pelo exército imperial chinês, mas ele estava doente. Ela se veste de homem, se passa por um guerreiro e vai para a batalha para que seu pai não precise lutar. O filme é incrível e deixa mensagens de amor a família, coragem e determinação.


2. Katniss Everdeen 



Katniss é a protagonista da trilogia Jogos Vorazes. E que personagem incrível!!! Não posso deixar de comentar que não só a personagem é bem construída, mas a atuação da J-Law é insana. A atriz dá vida a uma das melhores jovens femininas fictícias da atualidade. Katniss é coragem pura. No primeiro livro/filme ela se voluntaria no lugar de sua irmã para enfrentar os temidos jogos vorazes. E ela encara todos os desafios com maestria, seriedade, inteligência e sagacidade. Nos livros seguintes, é desencadeado ao redor dela uma luta política dos distritos contra a capital e mais uma vez a personagem se destaca por sua determinação e certeza de suas decisões. Além disso, é um exemplo de garota que virou a provedora de sua família desde cedo, o que mostra extrema maturidade para uma adolescente. Katniss, na minha opinião, é a melhor personagem feminina dos últimos anos. 

3. Lorelai Gilmore



Lorelai Gilmore é a protagonista da série Gilmore Girls. Provavelmente é a mais original de todas que escolhi para esse post. Cresceu numa família afortunada, mas nunca se sentiu bem ao redor dos pais, já que não se importava com as futilidades que eles apreciavam. Aos 16 anos engravidou e resolveu sair de casa. A partir daí teve que se virar sozinha. A série inicia quando sua filha, Rory Gilmore, já tem 16 anos e mostra a dinâmica delas enquanto família. Lorelai se destaca pela sua capacidade de enfrentar tudo com um sorriso no rosto e muito bom humor. Criou a filha como gostaria de ter sido criada e se mostra uma mãe muito compreensiva. É uma personagem muito bem elaborada e mostra que os infortúnios que acontecem em nossa vida não são motivos para desistirmos. 

4. Molly Weasley



Acho que todo mundo conhece a matriarca da família Weasley, certo? Molly é uma das grandes estrelas de Harry Potter e ela é uma mãe. Não posso traduzir melhor a personagem. Não existe característica mais incrível do que dizer que ela é uma mãe. Porque ela é, até para aqueles que não são verdadeiramente seus filhos. Teve uma participação incrível na vida de Harry, cuidando dele como se fosse seu. Ela e sua família compraram a luta de Harry e a família dela pagou profundamente por isso. Sempre foi uma personagem que me encantou porque ela me lembra a minha própria mãe, um pouco atrapalhada, mas com a melhor das intenções e sempre disposta a ajudar. Isso não é novidade, a J.K. tem essa mania de criar personagens perfeitos. Todo mundo lembra o destaque de Molly nas últimas partes das Relíquias da Morte, certo? Quando decidi fazer essa lista, ela foi a primeira a entrar!


5. Jessica Pearson 




Só preciso falar uma coisa: quero ser essa mulher quando eu crescer! Jessica é uma das personagens de destaque da série Suits. Ela é a líder do escritório de advocacia Pearson Hardman e é muito sagaz. Em todas as cenas em que aparece ela exibe profundo conhecimento jurídico e de pessoas, intensa personalidade, exibe inteligência e sagacidade. Sabe o que é melhor? Enquanto ela mostra todas essas características que comentei, exibe graça e elegância . É séria e respeitadora, é cordial com seus inferiores e não abaixa a cabeça para seus superiores. Ao longo da série tomou algumas decisões que não considerei acertadas, mas mesmo assim ela transmite fineza e refinamento em sua trajetória. Acho que muitos sabem que eu sou estudante de Direito, então imaginem o tanto que surtei quando vi essa mulher atuando. Quero ser ela pra ontem!

Essas foram as cinco mulheres da ficção que considero marcantes. Assim que as "conheci", elas roubaram minha atenção. Adoro quando a personagem feminina tem personalidade e certeza do que quer. Elas são personagens, mas que nós possamos trazer para a relaidade o que elas tem de melhor. Mulan é corajosa, Katniss é determinada, Lorelai é forte, Molly é MÃE e Jessica é sábia e graciosa. Parabéns a todas as mulheres e que a cada dia consigamos ser tudo que sempre quisemos ser. Que possamos ser livres para tomar nossas decisões e viver com as consequências. Porque ser mulher é isso, é poder ser livre e determinada, é poder ser responsável e corajosa, é poder assumir muito mais do que acham que podemos. É poder viver! Espero que tenham gostado do post, beijinhos, 

2 comentários:

  1. Molly Weasley <3 Amo HP hahahahaha
    Adorei o post gatinha, beijos | www.blogdagica.com

    ResponderExcluir