Image Map

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Organização - Como manter o blog sempre atualizado em época de escola/trabalho/faculdade.


A categoria organização tem os posts mais visitados do blog. Toda vez que eu falo de organização, o post entra para a lista dos mais visitados. Então, o plano é continuar falando sobre o assunto. Como eu sei que muitas pessoas que me acompanham por aqui são blogueiras, resolvi fazer um post especialmente para nós que decidimos dividir nossas experiências com um inimaginável número de pessoas. Depois do carnaval o ano inicia com força total, então agora não tem mais pra onde correr, temos que dar conta de estudo, trabalho e do blog ainda. Mas como fazer isso tudo?

A minha rotina esse ano está insana! Faculdade pela manhã, estágio supervisionado segunda a tarde, trabalho a tarde também, mais matérias do que costumava pegar, tentando conciliar a academia nisso tudo e agora eu tenho o blog. Se os seus horários estão loucos também, mantenha a calma. Se eu consigo arrumar minha bagunça, você consegue também! O primeiro a fazer é organizar seus estudos porque estudo tem que ser a prioridade, gente. E advinha? Já tem post sobre isso com dicas que você pode ver clicando aqui

Com o estudo em dias, podemos passar ao blog. Todo mundo sabe que quando não atualizamos o blog, nossas visitas rapidamente caem e para recuperar dá trabalho. Então, estar com o blog atualizado é uma atividade importante, afinal criamos um compromisso com as pessoas que gostam de nos acompanhar. Se nos comprometemos a oferecer conteúdo sobre as nossas vidas e nossas opiniões sobre diversos assuntos, temos que honrar as pessoas que estão lendo e por isso fica a responsabilidade de atualizar o blog. Então, separei algumas dicas para você conseguir organizar todos os seus afazeres e ainda manter o blog super atualizado.

Determine um horário e uma rotina

Para conseguir manter o blog cheio de conteúdos legais você precisa determinar um horário pra cuidar dele. Escolha os dias para criar conteúdos, os dias para divulgar e os dias para postar. Se você, assim como eu, tem muitas coisas para fazer durante a semana, não vai poder deixar pra fazer tudo isso em um dia só. Eu crio os conteúdos no final de semana, publico os posts três vezes durante a semana e os outros dois dias eu passo divulgando o blog. Durante a semana eu só tenho tempo a noite por causa da faculdade e do trabalho, por isso os posts já precisam estar prontos, entendem? Produzir conteúdo de qualidade exige tempo e dedicação, por isso a primeira dica é organizar uma rotina. A minha é assim:

Sábado e Domingo: nesses dois dias tem post novo e eu também crio todo o conteúdo da semana. Também são os dias para pegar pesado na divulgação.
Segunda (noite): publico o post novo que foi criado no final de semana.
Terça (noite): divulgo bastante o post da segunda.
Quarta (noite): publico o post novo que foi criado no final de semana.
Quinta (noite): divulgo bastante o post da quarta.
Sexta (noite): publico o post novo que foi criado no final de semana.

Gente, terça e quinta não são os únicos dias que eu divulgo. A divulgação é um trabalho diário!!! Escolhi esses dois dias para eu focar exclusivamente nessa atividade, mas não significa que nos outros dias também não há divulgação. A ideia é que a gente divida as atividades para dar tempo fazer tudo com qualidade. Esse é um cronograma que está funcionando bem pra mim, porque eu posto praticamente todos os dias da semana e nos únicos dois dias em que não há posts novos, estou trabalhando na divulgação do meu blog. É claro que para cada blog é uma situação diferente!!! E você precisa analisar seu público e as necessidades dele.

De qualquer forma, a forma como eu divido minha rotina serve para a inspiração de vocês apenas. A dica que eu realmente deixo é dividir suas atividades como for melhor para você, porque não dá pra fazer tudo de uma vez só, principalmente depois de um dia cheio com coisas de faculdade, escola, trabalho, estágio.

Anote as suas ideias

Nós blogueiras somos movidas pela nossa criatividade e sentimentos. Além disso, ideia não tem hora marcada para vir. Por isso, quando tiver aquela ideia incrível para um post ou uma inspiração maravilhosa para um vídeo, não deixe de anotar. Todos os posts que eu tenho vontade de fazer, estão em uma agendinha separada para eu não esquecer. Faça o mesmo! Na correria do dia a dia, se deixar uma ideia passar, você pode perdê-la pra sempre. Então, quando chegar o dia que você separou para  criar seus conteúdos, você já sabe sobre o que vai escrever.

Programe seus posts

 Uma forma bacana de organizar a atualização do seu blog é programar os posts. Significa que você vai selecionar uma data e um horário e quando chegar o momento que você escolheu, ele será publicado automaticamente. É uma ótima ferramenta para quando você está sem tempo até de entrar para publicar e ele estando programado, não precisa se preocupar com isso. Eu particularmente nunca usei a ferramenta, porque gosto de conferir o post várias vezes e a última conferida logo antes de publicar é infalível .:) Mas é inegável que é uma oportunidade de organizar essa rotina louca de blogueira, além de ser uma invenção inteligente extremamente útil para quem tem o hábito.

Conheça o seu público

Conhecer o perfil das pessoas que te acompanham é importante para todo o processo de crescimento do seu blog. Hoje eu vou falar porque é importante para deixá-lo atualizado. Você está no meio de uma rotina louca e repleta de coisas que tiram o tempo que você estaria usando a favor do blog. Atualizar o blog não significa apenas ter conteúdo o tempo todo. Para mim, este é um dos casos de qualidade sendo mais importante que quantidade. Se você não posta todos os dias, mas apenas três vezes por semana com conteúdos de extrema qualidade relacionados a seu público, super bem feito, com fotos sugestivas e bem selecionadas, seu blog está atualizado da melhor maneira possível. Não adianta você postar sempre, se você escrever coisas que não interessam ou não tenham relação com seu público alvo. Eventualmente você apenas perderá visitas, mesmo com um blog cheio de posts. Então, conheça seus leitores e pense nisso na hora de criar seus conteúdos. 

Esse é o post de hoje, pessoal. Espero que tenha ajudado as minhas colegas blogueiras a organizarem suas vidas e a manter o blog sempre atualizado. A dica principal é dividir seus horários e criar conteúdos de qualidade. Tenho certeza que dessa forma o blog continuará crescendo muito e você vai receber cada vez mais visitas :D Deixe seu comentário me contando o que você achou do post. Sua opinião é muito importante pra mim! Beijinhos,

8 comentários:

  1. ótimas dicas, vou aderir algumas delas pra conseguir manter tudo bem organizado.
    Uma delas é anotar as ideias não tenho esse hábito e acabo deixando de fazer muita coisa que eu gostaria de por em pratica tanto no blog quanto na minha vida pessoal.

    Se puder conheça meu blog www.jessicaestilosinha.com/
    beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jel. Olha, anotar as ideias é uma dica de ouro!!! Tente começar a fazer pra você ver como ajuda :D Obrigada por comentar! Bjsss

      Excluir
  2. Boas dicas, agora minha faculdade vai começar e já estava pensando mesmo em como vou me organizar.

    Beijos http://iranabento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faculdade é uma correria louca. Mas com essas diquinhas dá tudo certo, Irana!!! Boa sorte nessa nova fase viu? Beijosss

      Excluir
  3. Eu trabalho o dia inteiro, faço faculdade, curso e ainda tenho blog, fora a vida pessoal.
    Mas tenho uma rotina fixa com o blog, posto todos os dias.
    O importante é reservar um horario pra cada coisa e se dedicar.
    Beeijocas liinda;*
    www.justmaay.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!!! Ter um tempinho pra cada coisa é essencial!!!!! Parabéns pela sua disciplina :DDD

      Excluir
  4. Acho bem interessante ter uma rotina :D
    beijocas*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Nessa. É muito interessante e ajuda na hora de manter tudo organizado :DDD

      Excluir