Image Map

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Organização: Como Juntar Dinheiro


Organização é a base para viver tranquilamente, ter menos preocupações e não ser pego de surpresa. Quando o assunto é dinheiro, organização nunca é demais. Tenho confessar que é uma tarefinha difícil controlar o dinheiro e fazer durar o máximo possível. A cada dia os preços sobem e queremos adquirir mais e mais coisas. Resolvi reunir nesse post algumas dicas para ajudar todos nós (eu também preciso) a usar o nosso dinheiro da forma mais inteligente possível, de forma que a gente pague tudo e ainda sobre pra juntar (sonho).


1. Conheça Seus Ganhos

A primeira dica é óbvia, mas é um erro que muitos cometem. Gente, conheça seu orçamento!!! Se você tem uma renda só é mais fácil, você sabe exatamente quanto ganha. Se você possui mais de um emprego ou mais de uma fonte de recebimento, saiba exatamente quanto ganha de cada. É conhecendo quanto você tem que você sabe quanto pode gastar. Aí você me pergunta: mas Karol, todo mundo sabe quanto ganha, não? Na verdade, muitas pessoas tem quantias retiradas do seu orçamento antes mesmo de chegar a usá-lo, por diversas razões que podem ser empréstimos, dívidas debitadas em conta, tarifas ou tributação. De qualquer forma, tenha consciência de cada movimento no seu orçamento para não se perder. É conhecendo seu orçamento que você passa a conhecer seus limites. Tendo entendido isso, vamos à segunda dica.

2. Conheça Seus Gastos 

Digamos que você já sabe quanto ganha exatamente, já tem seus limites delineados. Agora você precisa conhecer seus gastos. Chega dessa vida de gastar mais do que ganha! Além de ser preocupante, é perigoso. Nós nunca sabemos quando vamos precisar ter algum gasto de urgência como médicos e remédios, por exemplo. Se você gasta mais do que ganha, na hora da emergência vai se complicar. Anote tudo que você tem pra pagar e todos os gastos extras. Conforme for gastando, vá subtraindo do seu total e dessa forma nunca será pego de surpresa. Quando pagar todos os seus gastos, lembre-se do dinheiro da emergência!  

3. Compre Com Responsabilidade

Sou super a favor de compras! Comprar faz você se sentir importante e é extremamente empolgante e relaxante. Além disso, se você trabalha incansavelmente e não se dá um presente, eventualmente vai perder o gosto pela prática do trabalho. Todavia, faça tudo com responsabilidade! Pesquise antes de sair comprando sem nem pensar no preço porque você quer muito determinada coisa. Se você compra muito no shopping, comece a pesquisar em lojas de rua, de bairro e centros comerciais. Analise se você realmente precisa do que está comprado ou se pode esperar para o próximo mês. Comprar com responsabilidade significa pesquisar, ter prioridades, paciência. Significa não ser precipitado! Eu tenho esse costume de garimpar bastante antes de comprar qualquer coisa. E na hora de comprar lembre-se das dicas 1 e 2: veja se cabe em seu orçamento e anote os gastos! As três dicas caminham juntas!!!

4. Crie Metas

O que seria do ser humano se não tivesse objetivos? Eu não conseguiria nem levantar da cama. Se permita sonhar!!! É um fator decisivo na hora de juntar seu dinheiro. Se você decide apenas juntar por juntar, eventualmente vai encontrar algo pra gastar o dinheiro porque não tem nada mais importante pra ele. Então ative essa imaginação: quero mochilar pela Europa, quero ir pro Tomorrowland, quero trocar de celular... As possibilidades são infinitas e sonhos são tão motivadores que vão te ajudar a não mexer naquele dinheiro. 

5. Utilize Seu Talento

Se tem uma coisa que eu acredito com todas as minhas forças é que todo ser humano tem algo de positivo pra oferecer. Ninguém é inútil e no mundo tem sempre espaço pra você explorar todo o seu potencial. Se você trabalha o dia inteiro e não tem tempo pra absolutamente nada, sua renda já está determinada! Se você trabalha, mas tem um tempinho extra ou se não trabalha, comece a usar suas habilidades pra ganhar dinheiro. Disseram que eu tocava piano e cantava bem. Resultado: canal no youtube cheio de covers hahahaha. Qualquer que seja o seu talento, tenho certeza que ele pode ser convertido em algo produtivo e algum dia você vai encontrar alguém que esteja interessado em seu produto. E dinheiro é dinheiro, toda quantia é importante quando existe determinação. Já vendi docinho no colégio, já fiz serviço de banco pra meu pai. Enfim, aproveite todas as oportunidades e use todas as habilidades que você tem!

6. Tenha Foco

Todos os meus posts sobre organização terminam assim. Sei que já falei demais isso, mas sem foco não fazemos nada, gente. Tem que ter determinação, tem que querer muito. Por isso falei dos sonhos!!! Quando você quer muito uma coisa, serve de combustível pra você seguir tentando. Nada nessa vida vem fácil, pelo menos pra mim nunca veio. Então foca nos seus objetivos.

As três primeiras dicas foram mais sobre como organizar seu dinheiro. Mas é organizando que você fazer ele durar e sobrar pra poder conseguir juntar bastante. Se você conhece quanto ganha, quanto gasta e faz tudo com muita responsabilidade, tenho certeza que ele vai sobrar. Quando você percebe que está sobrando, comece a criar suas metas, utilizar seus talentos pra adquirir mais uma graninha extra e manter o foco pra continuar nesse caminho. Guarde tudo que conseguir para realizar todos os seus sonhos!!! Espero que o post tenha sido útil e que vocês tenham gostado! Deixe seu comentário porque ele é muito importante pra mim!!! Beijinhos,

18 comentários:

  1. Eu sempre tento guardar dinheiro ,ainda mais agora que quero fazer faculdade mas é tão dificil :c Dicas boas ,vou ver se consigo ♥
    http://geekcorderosa.blogspot.com.br/2015/02/a-vida-frustrada-de-um-leitor.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bru! É verdade, realmente muito difícil. Segue as dicas sim, espero que ajude!!!

      Excluir
  2. Muito boas suas dicas, o ano só está começando e com essas dicas da pra economizar e no final do ano
    Fazer uma viagem legal

    http://elavoacomaspropriasasas.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A época está ideal pra começar né? Início de ano é a hora perfeita!!!

      Excluir
  3. oii Karol, post muito bom e informativo. Eu nunca tive problemas com gastar mais do que ganho e sempre consigo guardar dinheiro, mas tudo isso pela minha organização, é o principal para juntar uma graninha.

    Beijos http://iranabento.blogspot.com.br/
    Insta: @detudo_umpouco__

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Irana. Organização é tudo!!! Que bom que você já consegue juntar, isso é maravilhoso. Muito obrigada por comentar :D

      Excluir
  4. Eu tento guardar dinheiro direto mas nunca da certo,vou tentar seguir suas dicas para ver se consigo.
    Amei as dicas
    Beijos flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem difícil ne? Mas vamos seguindo as diquinhas que a gente consegue!!!! Obrigadaaa!!!

      Excluir
  5. Eu adorei o post, dicas muito boas!
    Tem look no blog
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma meta muito forte na vida que comecei a concretizar seriamente só no ano passado, que é a compra do meu apartamento. Infelizmente as pessoas não entendem que para conquistar algo são necessários sacrifícios, vamos supor: tem AQUELE filme passando no cinema, porém nem é um filme que você vai morrer se não assistir, então porque não espera e aluga/assiste na internet depois? Qualquer ida ao cinema hoje em dia é no mínimo R$50,00 jogados fora entre ingresso, pipoca, refri e lanche...

    Outra coisa que faço é ter um caderno onde anoto todos os meses os meus gastos mensais (faculdade, seguro do carro e cartão de crédito), depois subtraio do meu salário e o restante praticamente todo vai pra poupança. TODO MUNDO precisa ter uma poupança, a minha já me salvou várias vezes de vários perrengues e emergências que não estava esperando :(

    Adorei o post Karol, beijocassss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Gabi vc tá super certa. Tem que ter foco, tem que abdicar de certas coisas, não tem jeito. E pelo visto vc sabe bem como juntar hein? hahahaha. Muito sucesso pra vc, tenho certeza que com essa determinação vc consegue esse apartamento aí. Muito obrigada pelo comentário, viu? Beijão!

      Excluir
  7. Tudo o que você falou é bem verdade. Tem que conhecer muito bem o que ganha, o que sai, a rotina e o estilo de vida da gente pra poder se organizar.
    Eu sempre fui bastante econômica, mas depois que eu coloquei na cabeça que eu ia viajar pra fora do Brasil, e consegui ir pra Orlando só economizando meu salário de meio período num café, eu percebi que as metas são importantíssimas também!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Ludi que experiência incrível esse sua! Um exemplo de dedicação. Parabéns, viu? Vc entende dessa coisa de guardar dinheiro hahahaha. Obrigada por comentar!!!

      Excluir
  8. Amei as dicas, parabéns!

    Beijos,
    www.sorrisodegarota.com

    ResponderExcluir
  9. Huhu, Adoreeei as dicas...
    Parabens pelo blog ♥

    Beijãao :*

    http://maechegouvisita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir