Image Map

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Organização - 4 Dicas Sobre Como Organizar Seus Estudos


Estamos no início do ano e época de volta às aulas. Isso significa que dentre as suas resoluções de 2015 estava lá: ESTUDAR MAIS. Acontece que eu e você sabemos que isso não vai acontecer, porque todo ano é a mesma coisa kkkkkk. O que eu não sabia e que aprendi ao longo dos meus três anos na faculdade de Direito é que estudar cada vez mais não significa estudar certo. Lógico que estudar muito tem sempre o seu retorno, mas o que quero dizer é que deve ser uma união entre estudar uma quantidade adequada e estudar da forma correta. Nos meus últimos semestres percebi que estudei muito, mas não me acabei toda como em outras vezes e encontrei a minha forma correta de estudar. Os resultados foram incríveis, graças a Deus. Então hoje eu resolvi reunir algumas dicas que deram certo pra mim sobre como organizar seus estudos!


1) Anote todos os seus compromissos acadêmicos


Pode parecer besteira, mas essa é uma dica valiosa. Não dá pra se organizar se você não souber tudo que tem pra fazer. Sei que nós estudantes somos movidos a datas de provas e de entregas de trabalhos. Então, anote todos esses dias. Meu conselho é anotar no calendário mesmo, um que você sempre tem que ver. Quando você anota no calendário e fica olhando pra ele com frequência, você cria uma noção diária de quanto tempo te resta para cada atividade. Sempre faço isso e deixo o calendário no meu Home Office pra não acontecer de esquecer a data daquele trabalho que vale ponto!


2) Crie uma rotina de estudos


Tenho que admitir que sou uma estudante de véspera! Quando entrei na faculdade e percebi que isso tinha que mudar, comecei a imaginar o que eu podia fazer. Hoje, ainda não sou de estudar todos os dias, tenho que confessar (preciso melhorar nesse sentido). Mas, criei uma rotina pra mim e já aceitei que naquele período eu tenho um compromisso com os meus estudos. Então quando falta exatamente 1 mês para as provas, eu começo o meu cronograma. Antes disso eu certamente já estudei alguma coisa, mas quando falta um mês é que começa o estudo pesado. Nesse mês eu determino todas as matérias que tenho que estudar, escolho o dia de cada uma e as metas de leitura que tenho que alcançar para finalizar o assunto.

Se você começar a sua rotina faltando mais tempo para as suas provas, melhor ainda! Mas, se você escolher um tempo menor que 1 mês, pode correr o risco de não conseguir dar conta do assunto todo. Então, assim que fizer as anotações das datas , observe o tempo que te resta até os exames e construa sua rotina.

Vou resumir a dica dois em tópicos:

A) Marcar a data de início da sua rotina de estudos: a minha é um mês antes das provas. Lembre-se que antes disso você já tem que estar lendo os assuntos. A diferença é que o estudo é de forma mais descontraída. Quando chegar nessa data, o seu foco já serão as provas e tem que estudar mesmo. Dentro desse mês eu não tenho nem direito à finais de semana. Foca nas provas!

B) Selecionar qual matéria você vai estudar em cada dia: eu sempre começo pela que tem mais assunto e só passo para a próxima quando termino a primeira!

C) Selecionar o número de horas que você vai estudar e quanto tempo terá de descanso: esse fator é muito importante, porque se você estudar muitas horas seguidas e não descansar, em um determinado momento o assunto não será mais absorvido. Meu intervalo geralmente é feito entre um assunto e outro! Importante: começar cedo para acabar cedo! Dormir o suficiente é extremamente necessário para que todo o aprendizado seja otimizado.  


3) Faça resumos e anotações


Essa é a dica de ouro desse post e a minha salvação. Todo mundo sabe que estudantes de Direito tem que ler muito né? Quando eu comecei a estagiar no quarto semestre, fiquei com medo de não ter tempo pra dar conta de toda a leitura necessária para um bom desempenho. Os resumos foram minha salvação. A primeira coisa que eu faço na minha rotina de estudo é o resumo de tudo que eu leio. Como a leitura é muita, o resumo fica enorme também. Depois que eu termino todas as anotações, recomeço a ler todo o assunto agora sem precisar escrever, lendo apenas para fixar. Gosto de ler o assunto todo de cada matéria pelo menos três vezes antes da prova. Sabe onde o resumo entra nessa história de leitura insana? No dia da véspera da prova. O estudo do dia que antecede a prova é feito só com o resumo, porque já li os livros diversas vezes, entenderam?

Vou tentar explicar melhor:

- Início da rotina de estudos: ler todos os assuntos e fazer todos os resumos.

- Durante a rotina de estudos: tendo terminado os resumos, releio o assunto todo de todas as matérias pelo menos mais duas vezes, para que totalizem no mínimo três leituras completas de fixação.

-Final da rotina de estudos: na véspera de cada prova, repasso apenas o resumo!


4) Desenvolva hábito de leitura


Meu pai sempre me diz que estudar não é uma coisa agradável, porque você precisa ignorar sua vontade de fazer diversas outras coisas pra fazer algo que você não quer. Acontece que quando você entende a necessidade do estudo, precisa arrumar uma forma de não sofrer tanto quando abdica das coisas que gostaria de fazer pra ir estudar. Pode parecer que essa dica não se encaixa no tema, mas eu juro que ela foi valiosa pra mim. Eu desenvolvi hábito de ler desde muito novinha, então quando eu precisava ir estudar tentava encarar como mais um livro de histórias que eu ia ler. Dessa forma não doía tanto, sabe? Até hoje eu faço isso! Além disso, hoje eu consigo ter muito mais intimidade com as palavras, o que já me ajudou incontáveis vezes na faculdade. E outro fator importante: quando mais íntimo você fica da leitura, mais rápido você consegue ler e mais focado você fica. Então eu termino de estudar muito mais rápido do que faria se não tivesse o hábito de leitura. Agora você gostou da dica né? Eu juro que é verdade! Estou tão íntima dos livros que meu rendimento na hora de estudar é muito maior.

A forma de estudar é algo muito particular e pessoal. Nesse post eu expliquei pra vocês tudo que eu faço na hora de encarar os livros. Espero que as dicas sirvam para vocês e as que não servirem, vocês sempre podem adequar às suas necessidades! Eu sei que a parte dos resumos pode assustar alguns que não são de cursos que exijam tanta leitura, mas essa programação me cansa muito menos e tem trazido resultados legais na faculdade. Mais uma vez espero ter ajudado! Deixe seu comentário aqui embaixo pra eu saber se você gostou e se funcionou para você. Seu comentário é muito importante pra mim! Beijinhos,

6 comentários:

  1. A minha rotina de estudo é bem parecida com a sua, só que eu não consigo estipular um horário certo para estudar até porque não gosto de estudar "obrigada", gosto de fazer com calma para conseguir entender tudo. Faculdade deixa uma pessoa maluca :/

    Beijos
    http://fazdeconta-daliv.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, Lívia!!! Cada um tem um jeito né? O importante é dar certo pq realmente, a faculdade só falta nos enlouquecer kkkkk. Visitarei seu blog :D

      Excluir
  2. Eu super concordo com as dicas mas não consigo criar uma rotina ;) Estudo sempre de véspera como tu ;)
    Beijinho , adorei as imagens e o blog <3
    https://definitionph.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!! Poxa, é difícil mesmo criar e seguir uma rotina. Eu preciso melhorar isso da véspera kkkkkk. Obrigada pelo cometário, vou visitar seu blog!

      Excluir