Image Map

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Livros - Como desenvolver hábitos de leitura em 6 passos!


No meu post sobre como organizar os estudos (aqui), eu disse que a leitura me ajudou muito na hora de estudar. Por causa da minha proximidade com os livros, eu passei a ter mais intimidade com as palavras, a escrever melhor e até ter um rendimento maior na hora do estudo. Mas eu sei que muitas pessoas não desenvolveram o hábito de ler, então decidi fazer esse post pra ajudar a criar esse costume tão prazeroso em quem não tem!


1º PASSO!

O primeiro passo é descobrir qual o seu gosto! Isso é mais fácil do que você imagina e você pode descobrir observando quais estilos de filmes e séries são seus preferidos e por qual tipo de histórias se interessa. Ler tem que ser um prazer e para chegar nesse nível de satisfação, você precisa estar lendo algo que te instigue, te deixe curioso e que certamente vai fazer você transformar a leitura numa prática.  

2º PASSO!

O segundo passo é ter um amigo leitor! Parece uma dica sem importância, mas a minha iniciação foi ótima por essa razão. Um amigo leitor já tem todos os hábitos firmados, conhece você e diversos autores e livros bacanas. Acredite, seu amigo vai te indicar os melhores livros pra você não ter que passar por aquelas obras que vão te desanimar! Um amigo é sempre um amigo né? Como já foram essa pessoa pra mim, tento ser essa pessoa para outros agora. Então, querendo um conselho sobre como começar e o que ler, é só deixar um comentário, um email, um inbox, falar na real também, rs.


3º PASSO!

O terceiro passo é essencial. Comece por livros pequenos e de linguagem simples. Pense que você está começando a fazer algo que não está acostumado. Então, deve iniciar com algo que não será custoso para acabar e que será prazeroso. Evite clássicos também porque eles geralmente são um pouco mais complexos. O primeiro livro que lembro ter lido por vontade própria foi a versão infantojuvenil de O Homem dá Máscara de Ferro de Alexandre Dumas. Apesar de ser clássico, era tão curtinho, uma versão bem simplificada e eu fiquei tão encantada com a história que terminei e reiniciei a leitura dele incontáveis vezes.


4º PASSO!

Não pretendo confundir a mente de vocês, mas crie uma rotina de leitura. Eu sei que disse que ler tem que ser algo prazeroso e a palavra rotina não combina com prazer. Todavia, o que quero dizer é que você tem que acostumar o seu corpo a fazer algo novo, então se proponha a ler uma folha por dia (a frente e o verso) para continuar avançando. Tenho certeza que a arte da leitura vai tomar conta de você e essa meta tão curta vai ser ultrapassada assim que o livro engatar. 


5º PASSO!

O quinto passo é criar um ambiente de leitura! Escolha o lugar mais confortável que existe. No meu caso é a minha cama!!! Você pode também colocar música na hora de ler. Nada melhor do que misturar essas duas maravilhas. Coloca baixinho pra ela não tirar seu foco! Criar um ambiente é bacana para ajudar a relacionar a leitura como algo que te relaxe e seja prazeroso.

6º PASSO!

Não pare! Assim que acabar um livro, comece outro (peça ajuda do amiguinho pra escolher o próximo). Se a leitura anterior não foi tão boa, a próxima será! Como tudo que decidimos fazer na vida, a leitura também exige foco e disciplina da sua parte. Mas se tornará extremamente gratificante quando um livro te tirar dessa dimensão, expandir seus limites e te contar uma história cheia de lição pra sua vida.

Siga esses seis passos e eu tenho certeza que você terá uma experiência única a cada livro. E qualquer dúvida ou indicação, estou aqui pra ajudar. Aproveite o início do ano para começar a ser um leitor assíduo! Espero que essas dicas ajudem e que vocês se divirtam muito lendo! Deixe seu comentário, ele é muito importante pra mim!!! Beijinhos,

12 comentários:

  1. Seguindo passo a passo... então vamos a casa das orquídeas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamo que vamo, amiga! Só vai dar a gente :D :D :D

      Excluir
  2. Oi Karol, seguindo, se puder responder ao desafio da tag :3 Muito obrigado >,< e parabéns pelo blog! http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/2015/02/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jonatan! Muito obrigada por seguir e me indicar. Eu já respondi essa TAG aqui no blog :D Não tem problema responder duas vezes? Também não queria fazer post repetido. Mas muito obrigada. Estou seguindo seu blog tb!!!

      Excluir
  3. Oiii Karol!
    Adorei o post, sabe que eu amo ler, mais quando começo eu me desconcentro ou fico com preguiça? Mas agora juro que vou ler mais, e vou seguir essas tuas dicas estou terminando de ler um e tenho mais 4 pra ler hahaha!
    Parabéns pelo blog!
    Bjkksss <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar, Luisa!!! As vezes isso acontece quando não estou gostando muito do livro. Tente ler livros que tenham super a ver com seus gostos e segue as dicas mesmo que eu garanto que vai dar certo!!! Boa sorte!!! Depois me diga se funcionou viu? Obrigada mesmo, beijosss.

      Excluir
  4. Livros são tudo de bom... Obrigada pelas dicas. Sucesso pra vc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo de bom mesmo!!! Eu que agradeço pelo comentário e pela gentileza. Beijos, linda :***

      Excluir
  5. Olá Karol, adorei o seu post, muito inteligente mesmo. Eu adoro ler, leio desde criança estimulada pela minha mãe mas sei que muitas pessoas não tem o hábito e as suas dicas são fundamentais para quem quer ler mais. Um beijo!

    http://www.vidacasaebeleza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Roberta. Fico feliz que você tenha gostado. Sua mãe fez algo incrível para você então! Adorei seu blog. Visitei hoje mais cedo e achei demais! Muito sucesso pra vc. Beijão!

      Excluir
  6. Ótimas dicas. As vezes começo a ter o hábito de ler e leio 5 a 6 livros seguidos, mas aí começo a enjoar e paro. Vou tentar seguir suas dicas para tornar esse hábito frequente. Amei o seu blog e obrigada pela visita no meu ! Beijos ;)

    www.omundodeeulalia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luísa. Que bom que gostou, eu adorei seu blog tb. Então, segue mesmo pra manter fixo o hábito de ler. Quando der uma enjoada como vc disse, vc pode dar uma pausa pequena ou começar um livro completamente diferente dos que vc tá acostumada a ler!!! Obrigada por comentar :D

      Excluir