Image Map

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Filme: Estréia de Cinquenta Tons de Cinza (Comentários sobre o filme)


O primeiro post sobre filmes do blog, mas esse não poderia deixar de ser feito. Fui pra estréia do filme "Cinquenta Tons de Cinza" e preciso contar tudo pra vocês. Como muitos devem saber, o filme é uma adaptação do livro de mesmo nome, da autora E. L. James. Conta a história de Anastasia Steele, uma estudante recatada que conhece o poderoso magnata Christian Grey e disso nasce uma complexa relação entre eles. Através de descobertas amorosas e sexuais, Anastasia conhecerá o mundo de submissão proposto por Grey.

Acredito que muitos sabem bastante sobre as peculiaridades da história, então não entrarei nesse mérito. Também não estou aqui pra discutir a posição da personagem quanto ao relacionamento proposto por Grey ou a minha opinião a respeito da submissão sadomasoquista da história. Vim pra contar pra vocês a minha opinião sobre a adaptação em si (sem spoilers, claro) e principalmente sobre a atuação dos atores escolhidos para o longa. O meu primeiro contato com a história foi quando li o livro em inglês, porque nem tinha sido traduzido ainda para o português e comprei por acaso sem saber do que se tratava, ou seja, não era modinha. Gosto quando isso acontece porque tenho uma ideia limpa da história, entendem? Sem opiniões ou indicações. Independente da minha opinião sobre o tema, devo admitir que os personagens são bem complexos. Então, a minha ansiedade toda residia na atuação do ator e atriz escolhidos para os personagens principais. Então, vamos conversar um pouquinho sobre isso?


A música que embala a primeira cena do filme é "I Put a Spell on You" e eu achei a escolha incrível. Ela tem uma batida interessante, a música é bem atemporal porque me passa uma ideia de antiga e nova ao mesmo tempo e é muito sexy. É claro que eu tinha que começar falando de música né? A trilha sonora me agradou muito, todas as escolhas foram incríveis e isso já estava me deixando animada. Quero todas as músicas no meu celular!

Enquanto tocava essa primeira música, passavam cenas do dia a dia de Ana e Grey, acentuando as diferenças entre os dois. Até aí não dá pra ter noção ainda da atuação dos protagonistas, mas logo na sequência, na cena da entrevista, começam a ser delineados os perfis e a abordagem deles no corpo dos personagens. Não vou contar o que acontece, claro. Mas inicialmente já gostei de como a personagem Anastasia foi abordada por Dakota. Todavia, logo no começo não gostei de Grey. Achei nada impactante como o do livro e todo o jeito misterioso dele, achei forçado.

Acontece que nos 40 min que se seguiram eu ri demais. As cenas foram muito divertidas e a trilha sonora sempre contribuindo. Colocaram aquelas musiquinhas instrumentais naturalmente divertidas, sabe? Então eu comecei a entender que a abordagem que estava sendo feita seria completamente diferente do livro. Entendam: eles foram fiéis ao livro no que dá pra ser (a gente sabe que sempre é diferente e não tem jeito), mas abordaram tudo de uma forma mais tranquila. Lembro que quando li o livro, pelo menos no primeiro, dominava um clima de tensão em mim, as descobertas de Anastasia tiveram um efeito de estranhamento muito grande. No filme foi tudo mais tranquilo e divertido, com cenas de humor e cenas de romance. A trilha sonora sempre adequada para passar essa mensagem. Então, depois que eu consegui desvencilhar um pouco o filme do livro, comecei a ver os personagens com outros olhos.

Já que Ana não ia ser igualzinha a do livro e Grey também não, comecei a gostar. Ela foi demais, super divertida, bem engraçada e tinha personalidade. A cena dela bêbada foi muito bacana e a atriz me impressionou com a habilidade de entrar na mente da personagem. Ele demorou um pouco mais de engatar, mas achei igualmente interessante como ele incorporou o papel. Ele é naturalmente bonito e tudo no filme é construído para deixá-lo convidativo, o que funciona depois que você aceita que ele não é o Grey dos livros. O que me desapontou na atuação dos dois foram as cenas de drama, como as brigas e as partes que ele conta a história dele. Não senti profundidade na atuação, nas lágrimas, nas reações.

Sobre as tão aguardadas cenas de sexo: achei o suficiente. Sei que vai ter muita gente que discorda, inclusive li várias notícias sobre isso. Vou explicar meu ponto de vista. Já tinha saído na mídia que as cenas seriam mais leves, então ninguém foi pego de surpresa. Apesar disso, não achei leve o suficiente para descaracterizar o tema do filme, como também não foi tão forte quanto os livros. Achei que cumpriram o que foi prometido ao público e ao mesmo tempo não fizeram a história perder a essência das descobertas sexuais de Ana. Mais uma vez vou dizer que não estou aqui pra discutir as escolhas da personagem ou a complexidade dos gostos de Grey. Essa seria uma discussão extremamente longa. Se eu concordo ou não, poder ser tema de um outro post! Por ora, vamos continuar sobre a adaptação da história no filme.

A cena final é surpreendente no livro. Lembro que disse assim que terminei de ler que o tema e várias partes me trouxeram um estranhamento enorme, mas que a cena final me deixou perplexa porque Ana muda completamente, surpreende e eu esperei por essa reação o livro inteiro. Como eu disse anteriormente, achei as cenas dramáticas fracas em termos de atuação. Todavia, de todas elas, a última foi a melhor nesse mesmo caráter. Foi mais fraca que a do livro, claro. Mas teve roupagem própria, a Ana do filme também impressionou em suas reações e tenho certeza que deixou o espectador curioso e desejando a continuação.

Essas foram as minhas percepções sobre a adaptação de "Cinquenta Tons de Cinza". A ideia principal que eu quis passar é que a abordagem de filme e livro foram completamente diferentes. Se você conseguir separar um pouco um do outro, pode ser que aprecie o filme! Espero que tenham gostado de ler os meus comentários. Sintam-se livre pra comentar a respeito e com respeito. Gostaria de saber o que vocês acharam do filme. Sua opinião é sempre muito importante pra mim. Beijinhos,


17 comentários:

  1. Meu Deus, eu PRECISO assistir a esse filme. Pena que na minha cidade não tem cinema, :/. Mas adorei seu post. Beijos! :*
    http://www.desejosteens.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa ver, Ly! Eu tava bem ansiosa. Que bom que vc gostou :D Quando assistir, me diga se gostou :D Obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Oi Karol!
    Guria como você é linda!!!
    Sobre post, estou tentando convencer o meu namorado pra gente ir ao cinema, mas tá difícil kkk eu preciso!!!!
    Beijos e muito, mas muito sucesso!
    Ahhh me inscrevi pra acompanhar você

    http://alecanofremakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale, muito obrigada, ganhei o dia com esse comentário! Convence ele logo, menina hahahaha. O meu tava relutante também kkkkkk. Vou visitar seu blog agora mesmo. Muito obrigada pelo comentário e pelo carinho!

      Excluir
  3. Oi Karol, pretendo assistir este filme no final de semana, mas pelo que falou, me deixou ainda mais curiosa! Bjs

    www.resenhamania.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Assista mesmo e me diga o que achou. Imagino que vc esteja muito curiosa, eu estava demais! Tô ainda mais curiosa pra saber a opinião das pessoas kkkkk. Obrigada por comentar, eu adorei seu blog :D

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Karol, eu não li o livro, sei la não senti vontade, acho que se tivesse descoberto ele como você sem ser modinha ia querer ler e me interessar mas não foi assim. O filme eu ate pretendo assisti, mas quando eu for para uma cidade com cinema kkkk.
    Ótimo post, e você é linda! :)
    Retribuindo a visita! <3
    Beijão!

    http://ohlindablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler antes de virar modinha faz toda a diferença né? Se eu soubesse do que se tratava, talvez nem tivesse lido. Confesso que não é meu assunto preferido, mas veja o filme sim! Eu gostei da abordagem que fizeram. Muito obrigada por comentar e pela atenção. Bjsss

      Excluir
  6. Ei, Karol, resolvi dar uma passada no seu blog e dou de cara com esse texto. Você escreve muito bem! Articula bem as palavras. Acredito que faria um ótimo texto spoiler, se animar me avisa que venho ler logo. Não li o livro, nem tenho tanta vontade de ver o filme, fico com vergonha desses temas mais, digamos, "profundos", pura falta de costume com o gênero, mas acredito que pelo que me contou acima, do modo como eles atuaram e que não foi tão "profundo", até veria.

    Adorei o post <3
    Beijos
    -A
    http://diariodaaninhacarvalho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aninha. Eu adorei seu blog :DDD Muito obrigada pela sugestão e pela gentileza no comentário. Então, eu também fico bem sem graça com esses temas e quando li o livro a cada página era um susto kkkkk. Mas realmente o filme tem uma abordagem diferente. Vc pode esperar sair os links pra download e aí nao precisa assistir na frente de ninguém kkkkk pq realmente é um poco desconfortável! Muito obrigada pelo comentário, bjsss

      Excluir
  7. Oi ,Tudo bom ? Recentemente respondi uma tag , na qual indiquei seu blog .
    Espero que você responda e não esquece de me avisar para que eu possa ver há há !
    http://www.ameninadevidro.com.br/2015/02/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mylla! Muito obrigada pela indicação, viu? Acontece que eu já respondi essa TAG!!! Obrigada mesmo assim :)

      Excluir
  8. Não li os livros esperando o filme que estava saindo quando descobri a existencia do livro, mas aí, minha cidade não tem, eu tenho que esperar por esse motivo, mas tudo me parece incrível. Li várias criticas sobre, o que me deixou com mais vontade de assistir.

    http://www.pampilho-ordinario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que você esteja com bastante vontade. Então, o tema é no mínimo interessante. Eu discordei de muitas coisas que li e vi, mas ainda assim é uma obra interessante. Veja e me diga o que achou? Obrigada mesmo pelo seu comentário! Beijoss

      Excluir
  9. Oi Ka, tô viciada no seu blog rara', bom eu não li o livro, mas o trailler já deixou expectativas demais, tô louca para ver *-*
    http://www.luanalaleska.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, já visitei seu blog trocentas vezes kkkkkkk. Imagino que esteja louca pra ver. Me diga o que achou hein??? hahahaha. Muio obrigada pelo carinho e pelo comentário. Um beijooooo

      Excluir